É possível que você conheça alguns casos de pessoas que mudaram de profissão após os 30 anos. Já passou o tempo em que essa era uma mudança rara, hoje uma transição nessa fase da vida se tornou bastante comum. E mesmo sendo uma tendência, mudar de carreira não deixa de ser um desafio – sendo aos 30 anos representa um marco importante na vida profissional.

Geralmente, com essa idade, o indivíduo já percorreu uma parte da sua estrada profissional. Ele não é tão jovem, mas também não alcançou a plenitude nessa área ainda.

Muitas vezes, já constituiu ou está constituindo família e tem outras áreas da vida que disputam atenção junto com o campo profissional. Mudar de carreira nessa etapa da vida representa pelo menos três coisas: abandonar algo que já foi construído, recomeçar em uma área nova e passar por insegurança financeira.

Na casa dos 30, existem muitos desafios ao mudar de carreira. Quer conhecer alguns deles e descobrir como superá-los? Continue a leitura!

Saber e aceitar o que não quer

Em momentos de escolhas, as pessoas costumam dizer que é mais importante saber o que não quer do que o que quer. No caso da carreira, até que se descubra que você não quer a sua carreira atual, existem dois processos importantes: saber e aceitar o que não quer.

Somos surpreendidos por um processo de autoengano que muitas vezes coloca uma névoa sobre a realidade. Afinal, foram anos de estudo nessa área, diversas experiências de emprego nesse caminho, álbum de formatura com a família… São muitas questões que nos trazem o questionamento: como mudar, a essa altura?

Para responder a essa pergunta, é muito importante olhar para dentro. Perceber se falta ânimo para levantar e ir para o trabalho, se a atividade profissional está trazendo mais tristeza do que alegria e até se a saúde física está sendo afetada são observações fundamentais.

Se você já tirou férias e esse sentimento não passa, é preciso refletir se é o caso de mudar de profissão. Pense em qual momento você deixou de ser feliz, ou se, na verdade, você não se satisfez na profissão e apenas a exercia por obrigação social.

Entenda o seu desejo de mudar de carreira e aceite essa mudança como uma etapa importante da sua vida.

Fazer um bom planejamento antes de mudar de carreira

Depois de tomar consciência dessa mudança e aceitá-la, é preciso fazer um bom planejamento para colocar o projeto em prática. Se você já chegou à conclusão de que deseja mudar de carreira após os 30 anos, essa decisão requer um planejamento cuidadoso.

Analise o grau de adaptação que a mudança de carreira exigirá de você e também de sua família. Esse grau vai variar de acordo com a mudança que precisa ser feita.

Se você deseja deixar uma carreira de executivo para se tornar dono do próprio negócio, a transição se dará de uma forma. Se abandonar o emprego atual para mudar completamente a área de atuação, o que vai requerer uma nova formação técnica ou superior, essa mudança ocorrerá de outra maneira.

Ao tomar consciência dessa mudança, avalie o grau de alterações necessárias e adapte o seu planejamento para essa realidade. O ideal é que você consiga fazer uma reserva financeira capaz de segurar as suas despesas por um período, pois, no processo de transição, você pode ficar sem rendimentos por um algum tempo.

Considere isso e adeque também o orçamento da sua família para essa realidade. Explique a todos a sua decisão e exponha os esforços que serão necessários para que essa mudança transcorra da forma mais serena possível.

Ajustar as expectativas

Depois da etapa de planejamento, é importante ajustar as expectativas em relação à nova carreira. Na casa dos 30 anos, a maturidade profissional está mais consolidada e o profissional tende a não ter ilusões profissionais próprias dos tempos estudantis.

É preciso lembrar, por exemplo, que toda carreira é constituída de prós e contras e que é necessário um grande esforço para ter êxito profissional independente da área de atuação.

A mudança de carreira depois dos 30 pode ser motivada por muitos fatores, como busca por mais qualidade de vida, desejo por melhor remuneração e o objetivo de realização profissional.

É importante saber exatamente o que desencadeou essa mudança e ajustar as expectativas em relação a ela. Se você vai deixar um alto cargo em uma multinacional para dedicar-se ao artesanato, por exemplo, é necessário ter noção da nova realidade financeira que virá.

Recorrer à ajuda profissional

Mudar de carreira, por si só, não garante a felicidade e a realização plena. Esse processo pode sinalizar um bom caminho, mas também pode ser doloroso e difícil, pois mudanças nunca são fáceis!

Lidar com os olhares externos e a opinião alheia pode significar uma dificuldade particular. As pessoas comentam: vai deixar uma carreira tão sólida? Tudo o que você tem na vida foi construído com seu trabalho? Vai começar tudo de novo?

O olhar alheio pode soar bem negativo e castrador, mas é possível conseguir meios para lidar com ele. A sua realidade profissional diz respeito somente a você. Portanto, se a pressão for muito grande, recorra à ajuda profissional para passar por essa fase com segurança.

Existem programas de coaching profissional voltados para mudanças de carreira.

Mudar requer sempre sair da zona de conforto, daquele lugar conhecido para um desconhecido, do claro para o escuro. Quando você tem consciência dessa mudança, é preciso empreendê-la de forma efetiva, para que tudo ocorra da maneira planejada.

Não deixe de mudar de carreira aos 30 por medo do novo ou da idade. Se você não arriscar nesse momento, pode chegar aos 50 ainda mais frustrado e infeliz por não ter tido coragem da primeira vez. Sempre é tempo, sempre é possível.

E você, já teve vontade de mudar de carreira após os 30 anos? Como lidou com essa situação e qual tipo de sentimento ela trouxe?

Entre em contato conosco e conheça cursos, programas e projetos de desenvolvimento pessoal que podem ajudar na transformação da sua vida. Mas lembre-se: você sempre será o protagonista da sua própria história e qualquer orientação deve ser baseada naquilo traçado e desejado para si mesmo!

Shares
Share This