Você tem medo de mudanças?

O medo é uma reação de alerta que é fundamental na sobrevivência dos seres humanos. O problema é que, em alguns casos, ele pode se tornar paralisante.

Os dicionários indicam que a palavra medo significa um tipo de perturbação diante da ideia de que estamos sendo expostos a algum tipo de perigo. Este pode ser real ou não. Na verdade, trata-se de um estado de apreensão, a espera de que algo ruim possa acontecer.

Diante da possibilidade do novo, nossa mente costuma acionar alarmes, o que acaba provocando angústia. O contato com o desconhecido desperta a sensação de que somos pressionados, mas sem saber de onde vem essa pressão. Se pensarmos com cautela, notaremos que ela vem de dentro, ou seja, tem origem nas nossas mentes.

Infelizmente esse medo de mudanças é um fantasma que assombra muitas pessoas que desejam empreender, mas que têm receio de investir as economias em um negócio que pode ou não dar certo.

Que tal criar coragem para arriscar e viver seu sonho de empreender? Continue a leitura e confira os 10 passos que vão te ajudar a vencer esse medo de mudanças.

1. Faça uma lista de prós e contras

Por trás do medo de mudanças está a falta de visibilidade em relação às consequências de nossas atitudes.

Quando temos essa visão clara sobre os ganhos e perdas que estão envolvidos, conseguimos encarar o processo de mudança com mais facilidade.

Faça uma lista com todos os prós e contras relacionados com o seu projeto de empreender. Liste as possibilidades de ganhos e perdas.

2. Tenha os objetivos claros em sua mente

Qual é o seu objetivo ao empreender?

Quando você sabe aonde deseja chegar, passa a não abrir mão de seus sonhos e desejos. Se empreender significa realizar o seu sonho profissional, ter qualidade de vida e tempo para dedicar à sua família, vá em frente!

Diante do medo, tenha os objetivos claros em sua mente. Você estará diante de duas possibilidades: batalhar pelo que deseja ou se deixar vencer por algo que imagina. A decisão é sua.

3. Fale, mas não reclame, sobre o assunto

O medo incomoda, não é verdade? Aquela sensação de angústia acumulada no peito ou na garganta é terrível. Mas saiba que conversar sobre isso com alguém sempre ajuda a superar o medo de mudanças.

Converse com seus amigos mais próximos e familiares sobre esse assunto. Faça isso não somente com o objetivo de ouvir conselhos, mas para viver o sentimento que o alívio ao desabafar traz.

Evite reclamar, ok? Falar o tempo todo sobre o problema não resolve, apenas piora. A reclamação impede que você siga adiante e traz consigo o medo do fracasso.

4. Coloque o seu plano em ação

Diante dos prós e contras que você listou no primeiro tópico, faça uma análise criteriosa e coloque o seu plano em ação. Nunca é tarde para começar, porém evite a autossabotagem e a procrastinação.

Aproveite para olhar a sua situação a partir de diferentes ângulos e, caso seja necessário, faça as correções pertinentes. Por mais que o cenário não seja um dos mais favoráveis, você não saberá se não tentar.

5. Faça um planejamento

O planejamento faz com que você diminua o receio em relação às mudanças. Avalie o capital que você tem para investir e, com base nisso, escolha o modelo mais indicado para que a sua ideia possa ser colocada em prática.

Pesquise bastante sobre a área que deseja atuar e todos os custos necessários para que a sua ideia seja implementada.

6. Acredite em si

Parece clichê, mas não é. A autoconfiança é fundamental para que, ao empreender, você perca o medo de dar uma guinada em sua carreira. Você precisa acreditar em suas capacidades, sua ideia de negócio e potencial para desenvolver habilidades.

Se você não acreditar em si ou na ideia de administrar o seu próprio negócio, quem fará isto? Trabalhe sua autoconfiança para conseguir acreditar.

7. Dê um passo de cada vez

O medo do desconhecido assusta, não é mesmo? Para que você perca o medo, dê um passo de cada vez. Comece com humildade, almeje poucos e bons clientes. Ofereça o melhor atendimento possível, bem como o melhor produto e/ou serviço de maior qualidade.

Não espere resultados imediatos. Todas as suas ações devem ser baseadas em metas diárias, tangíveis. Trabalhe para que o seu empreendimento seja reconhecido pelos clientes.

8. Fique longe das pessoas negativas

Algumas pessoas conseguem sugar nossas energias e, diante do nosso medo de mudanças, elas aproveitam para despejar todo o pessimismo possível por meio de impressões negativas. Afaste-se delas, por favor!

Não deixe que esse tipo de pessoa abale a sua confiança ao dizer que você ou a sua ideia não são boas o suficiente, sem acrescentar uma força.

Quem não dá feedback construtivo não deve receber a sua atenção. Compartilhe seus planos somente com pessoas positivas e construtivas, e deixe as destrutivas de lado.

9. Não espere o momento perfeito

Não existe “o momento perfeito” já que ele pode ser a todo instante. Se você ficar na espera, é capaz que o seu entusiasmo vá diminuindo ao longo do tempo.

Da mesma forma, você nunca estará com tudo 100% pronto. Comece e melhore no decorrer do tempo, para poder completar tudo o que estiver faltando ao longo do caminho.

10. Aprenda com o seu medo

O medo de mudanças traz consigo ensinamentos. Diante dele, você tem a possibilidade de se deixar vencer por um sentimento ou enfrentar a realidade.

Qual das duas você prefere? Aprenda com o seu medo e se motive para seguir sempre em frente.

Superar o medo de mudanças permite que você alcance o sucesso pessoal e profissional.

Se você é alguém que deseja entrar em ação para empreender em sua vida e nos negócios, conte com a ajuda de um profissional que acredita em um mundo novo, onde as pessoas fazem aquilo que realmente amam. Nesse mundo, o trabalho e a vida não andam em caminhos diferentes.

Chegou o momento de você vencer e perder o medo de mudanças. Agora é a hora de colocar todos os seus planos em ação! Aproveite e entre em contato agora com Silvia Pahins.

Shares
Share This