Todos nós temos um talento, um dom especial, algo que nos torna únicos e que nos destaca no meio da multidão. E descobrir suas habilidades é essencial para ter uma vida melhor, não apenas financeiramente, mas de uma maneira geral. É uma forma de se sentir bem fazendo algo que gosta e ser reconhecido positivamente por isso.

Continue lendo este post e saiba mais sobre o assunto:

O que são habilidades?

As habilidades são coisas que fazemos sem nenhum tipo de esforço, que nos é tão natural que, muitas vezes, não conseguimos reconhecê-las como um dom. Outra coisa muito fácil de ser confundida é a sua paixão com a habilidade — que, nem sempre, são as mesmas. Você pode amar fazer algo que não tem nada a ver com o que você realmente é bom. Estranho, mas pode acontecer.

Encontrar a sua habilidade pode exigir tempo, e é preciso se conhecer melhor, ou seja, refletir, se fazer perguntas, se questionar e pensar um pouco mais fundo, levar os pensamentos para fora da caixinha. O autoconhecimento é indispensável nesse momento.

Você ainda não encontrou a sua habilidade? Não se preocupe, essa dúvida é muito mais comum do que se imagina. Mas nós estamos aqui para te ajudar a eliminá-la. Separamos algumas dicas de como fazer para encontrá-la e utilizá-la para desenvolver a sua carreira:

Como descobrir suas habilidades?

Descubra o que gosta de fazer

Já trabalha? Comece a pensar no que mais gosta de fazer durante o seu expediente. Por exemplo: você se sente melhor trabalhando de forma isolada ou no meio de muita gente? Gosta de lidar com as pessoas ou prefere fazer as coisas de forma independente? Gosta de mexer com papéis ou tem pavor da parte burocrática?

Tudo isso precisa ser analisado. Se você ainda não souber as respostas para essa pergunta, pare um pouco para analisar enquanto estiver trabalhando. Pense no que você tem mais facilidade, naquilo que não te demanda muito esforço e no que você faz de forma natural, sem muita dificuldade.

Pergunte-se quais são os seus pontos fortes

Você já parou para refletir sobre as suas qualidades? Todos nós temos pelo menos uma que não precisa ser, necessariamente, algo que fazemos com um objeto. Por exemplo: você pode ser ótimo em ouvir as pessoas e em dar conselhos. A qualidade pode ser qualquer coisa que você tenha.

Se você não consegue identificar alguma, peça para algum amigo, conhecidos ou familiares descreverem o que mais gostam no seu jeito de ser e o que te faz tão diferente da maioria.

Pense no que faz para se divertir

Sabia que aquele seu passatempo pode estar escondendo o seu talento? Ele pode se tornar o negócio da sua vida e te render muitos frutos, não só financeiros como também emocionais. Duvida? Você pode ler sobre, por exemplo, histórias de blogueiras de moda que hoje faturam alto com coisas que faziam como hobbie e, com o passar do tempo, se tornaram um grande sucesso. É possível trabalhar com aquilo que ama e se sentir satisfeito de todas as formas.

Faça coisas diferentes

Eis uma ótima forma de descobrir as suas habilidades: testá-las. Além de fazer muito bem para o nosso cérebro, você estará se dando mais chances de encontrar aquilo em que pode ser um destaque.

Por exemplo: pense em coisas que poderia gostar de fazer como tocar um instrumento musical. Faça uma aula experimental ou se matricule num curso para tentar diversos instrumentos, como piano, violão e flauta. Quando encontrar algo em que seja bom, foque e desenvolva ainda mais as suas habilidades.

Preste atenção em pequenos sucessos

Você organizou uma festa e todos os colegas que te encontram te dão os parabéns por isso? Um amigo te pediu para ajudá-lo a entender um determinado assunto que você conseguiu explicar com maestria, fazendo com que ele colhesse bons resultados?

Receba os elogios e fique atento a eles. Às vezes, por serem coisas sem grande importância, nós não prestamos atenção e deixamos que essas informações se percam no ar. As suas habilidades podem estar exatamente nesses pontos.

Não se preocupe com a opinião alheia

Sabe aquela ideia maluca que você tem na cabeça? Aquela coisa que, entre os seus amigos, só você tem habilidade para fazer, mas todo mundo acha meio ridículo ou estranho? Não se prenda muito a essas opiniões, afinal de contas, muitos negócios que no início eram desacreditados acabaram rendendo milhões.

Não acredita? Veja este exemplo: se você nasceu (ou cresceu) nos anos 1990, vai se recordar da mola maluca. Ela era totalmente colorida e já ajudou muitas pessoas a relaxarem durante o trabalho. O inventor dessa ideia simples faturou impressionantes 250 milhões de dólares com algo que ninguém acreditava que daria certo.

O que fazer com elas?

Depois que você já colocou todos esses passos em prática e descobriu qual ou quais são as suas habilidades, o que fazer? A 1ª coisa é exercitá-las, pois nenhuma habilidade se mantém sozinha. É preciso praticar e se aperfeiçoar.

A 2ª é procurar por um profissional que possa te dar a orientação necessária, como um mentor e cursos que possam te ajudar a canalizar os seus dons em coisas que se reverterão em um negócio e que te permitirão trabalhar com o que você realmente gosta, de forma natural e sem estresse.

Além disso, uma ótima forma de crescer profissionalmente com aquilo que se sabe fazer é mostrá-la ao mundo. Por exemplo: digamos que o seu passatempo seja assistir séries. Crie um blog ou um canal no YouTube para fazer resenhas das histórias. O mais importante é se tornar uma referência no assunto, não importa qual.

Alguém, de qualquer parte do mundo, pode te encontrar e te chamar para trabalhar numa empresa. Você pode começar para ganhar experiência e, depois, montar o seu próprio negócio ou encontrar pessoas que acreditem nas suas ideias e que queiram investir nelas!

Você já conseguiu descobrir suas habilidades? Conte para a gente o que você pretende fazer a partir disso. Deixe um comentário!

Shares
Share This