Você se sente presa em sua carreira? Confusa sobre o seu rumo profissional? Estressada e sobrecarregada? Um processo de coaching de carreira pode facilitar a obtenção de clareza e ajudar a fazer uma mudança nesse quadro. Mas, assim como um personal trainer, o coach não podem fazer o trabalho por você – nem se pode esperar resultados do dia pra noite.

Provavelmente, você vai ouvir as pessoas perguntando: “Para que serve o coaching de carreira? Como isso vai me ajudar?

A verdade é que, por muitas pessoas não conhecer bem essa área, cria-se muitos mitos sobre o assunto e, por isso, nesse post vamos esclarecer alguns deles. Acompanhe!

1. Todos os coaches de carreira são iguais

MITO. A verdade é que, coaching de carreira não é atualmente uma indústria regulamentada, assim, qualquer um pode dizer que é um coach, imprimir cartões de visita e pendurar uma placa na porta. A fim de encontrar um profissional qualificado – e um com quem você vai obter os melhores resultados – é essencial para fazer uma boa pesquisa.

Comece procurando por empresas e pessoas qualificadas para tal, que compreendam bem o mercado, que já tenham tido bons resultados com casos como o seu e que, assim, irão poder oferecer um processo já testado e que ofereça os melhores resultado para sua carreira.

2. O coaching colabora para meu equilíbrio emocional

VERDADE. Esse é, sem dúvidas, um dos grandes benefícios em se contratar um coach. Assim que o profissional reconhecer suas restrições e limitações, ele irá atuar através de ferramentas e técnicas para lhe ajudar a superar esses obstáculos. Com isso, haverá um aumento natural da autoconfiança e da autoestima.

Saber reconhecer suas emoções e lidar com elas, irá colaborar para uma redução de suas tensões, ansiedade e estresse. Por fim, essa estabilidade emocional irá afetar positivamente seu rendimento e produtividade!

3. Um processo de coaching de carreira é somente para pessoas jovens

MITO. Nunca é tarde demais para melhorar sua vida. Para algumas pessoas, isso pode envolver uma mudança de carreira ou mesmo voltar aos estudos para maiores especializações.

Outras podem pensar também em voltar a entrar no mercado de trabalho após um hiato de emprego (como no caso de muitas mães que ficam em casa e deixaram a carreira por um tempo para criar dos filhos) – mas questionam se sua “ex” carreira ainda lhe é adequada.

4. O coaching ajuda na formação de líderes

VERDADE. O coaching de carreira é fortemente recomendado nos processos de formação de líderes. Com a ajuda desses profissionais, a pessoa consegue desenvolver sua inteligência emocional, que é tão necessária às gestões de equipes e, aprende a lidar com as diversas pressões e conflitos do cotidiano.

Com isso, você será capaz de construir relações mais produtivas e saudáveis, estabelecendo uma comunicação mais eficiente, valorizando a coletividade e respeitando as diferenças.

5. Um coache de carreira vai encontrar o meu emprego dos sonhos

MITO. Coaches não são recrutadores ou headhunters. Eles podem, no entanto, ajudar a identificar a carreira que melhor se alinha com os seus talentos, habilidades, interesses e valores, bem como trabalhar crenças que podem estar limitado viver eu trabalho dos sonhos.

Mas atenção, os profissionais coaches não podem fazer o trabalho para você, mas ao invés disso, o seu coach irá trabalhar com você, a guiá-la através de um processo interativo.

Juntos, você e seu coach de carreira irão explorar não só o mundo de oportunidades de carreira, mas também as suas próprias forças e aspirações para encontrar a carreira ideal para você.

6. É possível mensurar os resultados no processo de coaching

VERDADE. Muitos pensam que o processo com um coaching de carreira é algo muito subjetivo e não mensurável, mas isso não é verdade!

É possível sim mensurar todo e qualquer resultado no processo de trabalho com seu coach, isso, através de algumas ferramentas de gestão como, por exemplo, a Avaliação 360°, para líderes de equipe. Outra forma também usada é por meio de pesquisas de clima organizacionais com sua equipe, entre outros.

Com essas ferramentas, você poderá acompanhar cada passo dado e analisar progressivamente as melhoras que estão acontecendo no projeto.

7. Não preciso de um coach de carreira, pois posso fazer isso do meu jeito

MITO. Algumas pessoas fazem desenvolvem suas carreiras com grandes resultados. Infelizmente, elas estão em minoria. Apenas cerca de 30% dos profissionais se dizem envolvidos em seu trabalho, de acordo com pesquisas realizadas pela Harvard Raj Sisodia.

Fazer uma escolha pobre sobre a carreira é uma fonte comum de pesar para muitas pessoas, fazendo com que se sintam desengajadas, presas, ansiosas ou deprimidas, como resultado.

Enquanto há uma série de testes de aptidão disponíveis online, eles não levam em conta os fatores que tornam a viagem da sua carreira única. Além de analisa-la e conhecê-la como um indivíduo, o coach de carreira irá integrar os resultados de vários tipos de avaliações em uma abordagem única, buscando encontrar o melhor ajuste de carreira para você.

8. Coaching é um modismo

MITO. Para os mais desinformados, o trabalho de um coach está longe de ser um simples modismo. Esse processo começou a ser desenvolvido há cerca 40 anos, e sua popularização veio a se tornar mais evidente a partir dos anos 90, com a entrada do profissional no ambiente corporativo.

Como as empresas, assim como o cenário econômico mundial, estão sofrendo diversas mudanças, obrigando os profissionais a se desenvolverem e se adaptarem rapidamente aos novos contextos, a busca pelo coaching ficou muito mais acentuada.

9. O coaching de carreira é muito caro e com processos muito demorados

MITO. Pense que, uma vez que você vai gastar muitos anos de sua vida dedicada ao trabalho, esse investimento em encontrar algo que você realmente gosta terá um impacto incomensurável em sua qualidade de vida.

Mudança exigem, muitas vezes, deixar sua zona de conforto. O preço que você vai pagar por um processo de coaching de carreira de qualidade é muito menor do que o custo de fazer uma má escolha na carreira, ou frequentar por anos uma faculdade errada.

Assim, o coach de carreira não é nenhum mago que irá revolucionar toda a sua vida com um passe de mágica, mas fazer as melhores escolhas o mais cedo possível, trata bons resultados também o mais cedo possível.

Gostou desse nosso post? Quer ficar ainda mais por dentro de trabalho de um bom coach? Então não perca tempo e conheça mais sobre nossos programas!

Shares
Share This