Você sabe o que é coaching? Provavelmente, você já deve ter ouvido falar a respeito dos diversos benefícios do coaching pela internet, mas não deve saber, ao certo, do que se trata. Afinal, o nome importado do inglês não oferece muitas dicas.

Trata-se de um processo voltado para a geração de mudanças, utilizando, para tanto, uma abordagem multidisciplinar e abrangendo técnicas da neurociência, da terapia cognitivo-comportamental, da psicanálise, entre outras. O coaching tem estado muito em voga no Brasil nos últimos anos, já que vem ajudando muita gente a conquistar seus objetivos e a mudar comportamentos bem enraizados.

Quer saber mais? Então continue lendo este post e confira o que é o coaching e quais são seus benefícios!

O que é coaching?

O conceito de Coaching vem dos Estados Unidos, onde sempre foi muito importante a cultura da criação de atletas de alto rendimento. Nesse contexto, os coaches (treinadores) exerciam a função de identificar as habilidades dos estudantes e guiá-los para alcançar a excelência no esporte.

Depois de um tempo, as universidades também passaram a utilizar os coaches na preparação dos estudantes para os exames e para a vida profissional. Hoje em dia, entretanto, a profissão evoluiu bastante para outras aplicações e ganharam destaque o coaching profissional, o empresarial e o financeiro, que são voltados para carreiras, empreendedorismo e educação financeira.

O trabalho desses profissionais se inicia criando uma meta de acordo com os desejos do cliente. Um exemplo: uma determinada pessoa pode procurar um coach e dizer: “gostaria de passar em um concurso público para juiz”. O coach, então, pesquisa as habilidades necessárias para ser um juiz e estabelece metas para os dois trabalharem juntos, guiando a pessoa no melhor caminho para a realização dos seus objetivos. Dessa forma, entre suas diversas ações, ele poderá indicar cursos, definir tarefas e ajudar a criar uma rotina de estudos, por exemplo.

Nas empresas, o coache poderá ainda incentivar o empreendedorismo, realizando dinâmicas em grupo, trazendo novos processos voltados para inovação, auxiliando na manutenção do foco das equipes, entre outros benefícios. E, por não estar preso a uma abordagem fixa, ele poderá utilizar o que for de melhor para ajudar você a alcançar o objetivo.

Basicamente, o coach é um profissional multidisciplinar, que buscará maximizar o seu potencial. A ideia central do coach, portanto, é que você — ou sua empresa — já tem em si mesmo todas as ferramentas para alcançar seus objetivos; você apenas não as percebeu ainda.

O Coaching, porém, não se resume à carreira. Muitos coaches, por exemplo, trabalham com pessoas que querem organizar melhor as próprias finanças, fazer uma transição de carreira, empreender, ou mesmo melhorar o relacionamento com a família ou consigo mesmo.

Coaching profissional, empresarial e financeiro

Coaching profissional

No coaching profissional, o cliente terá contato com metodologias, técnicas e ferramentas de coaching para a área que ele deseja melhorar. Dessa forma, ele pode ser utilizado tanto para aprovação em um concurso, promoção de cargos ou colocação no mercado de trabalho quanto para melhorar a própria organização, criar hábitos saudáveis e colocar em dia as finanças. Em quaisquer desses casos, são estruturadas sessões e reuniões para guiar os clientes.

Coaching empresarial

Essa modalidade é voltada para empresários e empreendedores, e visa instrumentalizá-los com as ferramentas necessárias para que eles se destaquem no mercado. Suas ações buscam aumentar a capacidade de inovação, o aprendizado de habilidades de liderança e a criação de uma cultura empreendedora dentro da empresa. Logo, elas podem focar na figura do empresário, optando por uma abordagem individual, ou, também, nos funcionários, em práticas de grupo.

Coaching financeiro

Ele é um treinamento especializado em dois perfis: aquelas pessoas que estão sempre no vermelho e precisam organizar as finanças, ou então, pessoas já financeiramente estáveis, mas que desejam criar habilidades para subir de patamar, tornando-se verdadeiros investidores. Ocasionalmente, ele pode ser aplicado a empresas, focando somente nos aspectos financeiros para criar crescimento, ao contrário da abordagem anterior, que é mais holística.

Em geral, o coaching financeiro dura cerca de 90 dias. Nas primeiras sessões, o profissional tentará traçar seus hábitos financeiros, identificar os gatilhos que te induzem a comprar e elaborar um mapa das suas despesas.

Então, após esse processo, ele buscará métodos que se adequem à sua personalidade — quanto a isso, a grande vantagem do coaching é sua abordagem personalizada, em vez de dicas gerais. Por fim, são estabelecidos algumas metas concretas e exercícios de treinamento diários para você praticar.

Coaching individual x coaching em grupos

Uma dúvida frequente entre os interessados em coaching se refere à possibilidade de coaching coletivo, pois a imagem que comumente se tem é a de um treinador guiando uma pessoa. Assim, cria-se uma crença equivocada de que, por ser personalizada, a prática só pode ser realizada individualmente.

No entanto, o que temos visto é um sucesso muito grande do coaching em grupos. Afinal, ser coletivo não significa perder a personalização. Portanto, o coach ainda observará cada coachee e dará dicas precisas para as sua personalidade e realidade.

Nesse sentido, ele obtém ótimos resultados, pois, cada pessoa contará com o apoio de pessoas que estão em situação semelhante, além de contar com a ajuda do profissional. Para explicar isso melhor, vejamos, a seguir, as demais vantagens do coaching em grupo:

Troca de conhecimento e perspectivas

Nas atividades em grupo, você conhecerá pessoas com trajetórias bem diferentes da sua, portanto, você terá perspectivas muito diversas. No entanto, ainda assim algo as une, que é a vontade de evoluir e desenvolver alguma característica pessoal.

Provavelmente, antes de procurar o coaching, todas essas pessoas devem ter tentado resolver seus problemas sozinhas, como você. Por isso mesmo, elas podem ter dicas valiosas para compartilhar — assim como você pode ter algo a acrescentar a elas.

Apoio mútuo

Mudar alguns comportamentos e estabelecer novas rotinas pode ser um processo relativamente doloroso e difícil, pois, às vezes, os antigos hábitos estão em nós há anos. Por isso, a prática em grupo é essencial, uma vez que as pessoas podem se apoiar umas nas outras e dividir as suas dificuldades. Desse modo, o cliente acaba percebendo que os percalços se apresentam a todos, ganhando, assim, mais motivação.

Aprendizado com experiências reais

Frequentemente, algumas dicas do coaching podem parecer muito abstratas, e os clientes acabam não as praticando. Ainda assim, elas são essenciais para o desenvolvimento do processo, e devem ser levadas a sério.

Quanto a isso, no caso das práticas em grupo, os clientes poderão aprender com experiências reais, podendo ouvir alguém dizendo algo como “eu fiz isso e melhorou bastante”, ou então, “se você fizer desse jeito fica mais fácil de conseguir” etc. — o que pode ser fundamental para o sucesso do coaching.

Está vendo como o coaching pode ser aplicado em diversos cenários? Ele pode ajudar bastante em situações cotidianas — como parar de fumar, por exemplo — até em circunstâncias mais específicas, como a geração de uma cultura empreendedora em grandes empresas.

E então, gostou do post? Quer saber ainda mais sobre o que é coaching e como ele pode mudar sua vida? Aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais YoutubeSoundcloud e Facebook!

Shares
Share This