Acredite, o segredo para ter mais foco, atenção e produtividade pode estar em um lugar surpreendente: o presente.

Você costuma perder o foco? Ou então, terminar o dia sentindo que não produziu nada? A resposta para controlar essa rotina louca pode estar dentro de você. E é através da prática conhecida como Mindfulness (“atenção plena”) que você vai acessar esse poder.

A técnica do Mindfulness é uma maneira de ter plena consciência do que está acontecendo no presente, saber quais são as reais prioridades, desenvolver um nível profundo de concentração e recuperar o foco quando nossa mente está divagando. 

Meditar também nos conecta com nosso corpo, permitindo criar um senso de memória sobre o que se está fazendo, além de sofrermos mudanças menos bruscas de humor.

Você pode aplicar a prática no dia a dia, basta estar atento ao presente e vivenciá-lo de verdade, ao invés de estar divagando entre tudo aquilo que aconteceu no passado (e já passou!) e o que pode acontecer no futuro (e ainda nem existe!). Mas vale o alerta: é preciso muita prática. Antes que essa ideia faça você desistir, considere que se pode experimentá-la a qualquer momento, em qualquer lugar, em quase todas as situações.

Aqui vão algumas dicas práticas para você iniciar a meditação Mindfulness:

1. Tire um tempo para você

Tente reservar de 5 a 20 minutos por dia para a prática. Lembre-se não é preciso ficar horas em estado de meditação. A mente humana é programada para vagar. E tudo bem com isso! Então, fique calmo se perder a concentração. Tome consciência que perdeu o foco e retorno com uma respiração;

2. Respire

Sente-se ou fique em pé de forma confortável em um lugar quieto e respire naturalmente. Relaxe, focando as sensações de seu estômago, peito ou narinas. Se sua mente vagar, traga sua atenção de volta à sua respiração.

3. Use o que você tem

O próximo passo é tentar levar a consciência do aqui e agora para cada atividade do dia.

4. Veja as possibilidades

Você pode experimentar Mindfulness em diferentes ocasiões – como em uma discussão com um fornecedor. Pratique a consciência respiratória e depois, mesmo no ápice do conflito, esteja atento à respiração, ao corpo e às emoções. Permaneça no momento, em vez de já ficar bolando como você responderá a alguma ofensa. Isso vai ajudá-lo a ser uma melhor ouvinte e a evitar dizer algo de que se arrependerá depois.

5. Saiba como parar

Se em qualquer momento você se sentir frustrado, respire. Observe o que está acontecendo dentro e em volta de você. Em seguida, prossiga com o que está fazendo. Sua condição emocional se tranquilizará. Estar em estado de Mindfulness nos ajuda a encontrar outros recursos para responder ao stress e a falta de foco.

Ser uma pessoa produtiva vai muito além dos post-its, agendas, aplicativos e listas de tarefa. Ao estar focado e atento a cada ação que você está executando na sua rotina, você perceberá um maior nível de presença e, consequentemente, terá condições de realizar as atividades em menos tempo e com maior nível de excelência.

Adivinha o que acontece quando o ”estado de presença” se torna o nosso estado normal no dia a dia? Sim, você se torna uma pessoa com mais tempo livre, mais serenidade e muito menos ansiedade.

Então agora que você já sabe tudo isso… que tal começar a praticar o Mindfullness?

Conta aqui nos comentários, quais as principais dificuldades que você encontra para se concentrar e manter o foco?
E, se você já medita com frequência, como sente os resultados dessa prática no seu dia a dia?

Shares
Share This