O cinema é uma eterna fonte de inspiração para quem deseja encontrar novos caminhos profissionais e mudanças de vida. Se esses caminhos envolvem a criação de um negócio, os filmes sobre empreendedorismo podem trazer valiosas lições para superar o medo e a dificuldade que esse momento traz. Se você quer se tornar um empreendedor de sucesso, reunimos 10 filmes inspiradores que te ajudarão a trilhar uma jornada de sucesso. Confira!

1. A Rede Social, 2010

Esse é um dos filmes sobre empreendedorismo mais indicados por donos de startups que construíram um negócio de sucesso. E não é à toa. O indicado ao Oscar de “melhor filme” segue a história da criação da maior rede social de todos os tempos: o Facebook. Dificuldades, processos judiciais e os “insights” tidos por Mark Zuckerberg e seus sócios, tudo é narrado neste filme. Com ele o empreendedor entenderá toda a ética e responsabilidade envolvida na criação de um negócio inovador e como tirar planos do papel pode mudar não apenas a sua vida, mas a história de toda a humanidade.

2. Chef, 2014

Como um profissional com um emprego bem-sucedido pode seguir o sonho de ter um negócio próprio? O filme Chef te mostrará. Lançado em 2014, a trama conta a trajetória de Carl Casper, um renomado chef de cozinha que sofre um ataque de raiva, depois de ter suas ideias barradas por um intransigente dono de restaurante. Com isso, ele é demitido — o que o motiva a criar um food truck para sobreviver. Para quem está pensando em uma mudança de carreira, o filme traz a receita ideal de criatividade, bom humor e coragem — necessária para qualquer profissional que deseja recomeçar.

3. A Teoria de Tudo, 2014

Superação é uma das principais palavras no dicionário de todos os empreendedores e essa é a lição trazida em a Teoria de Tudo, lançado em 2014. Baseado na biografia do astrofísico Stephen Hawking e sua luta para superar a esclerose lateral amiotrófica, o filme mostra os seus primeiros anos de faculdade, o relacionamento com Jane Wide e a luta para construir uma carreira de sucesso diante de uma doença degenerativa. Com essa obra, também indicada ao Oscar, o empreendedor descobrirá como nunca deixar a sua paixão morrer, mesmo diante dos piores obstáculos.

4. Joy, 2015

Joy é uma mulher que vive cercada pelas dificuldades financeiras e utiliza uma ideia simples — um esfregão que facilita o processo de limpeza das donas de casa — para criar um negócio milionário. O filme é uma lição de empreendedorismo ao retratar o poder de ideias simples e funcionais na construção de um empreendimento. Quem está começando um negócio do zero, e não conta com o apoio sequer dos familiares, encontrará nos desafios e percalços enfrentados por essa mulher inspiradora o impulso necessário para não desistir.

5. Coco Antes de Chanel, 2009

Gabrielle Bonheur foi um ser humano muito à frente do seu tempo. Seu principal legado foi uma marca de roupas que, além de uma das mais bem-sucedidas do mundo, libertou as mulheres dos espartilhos e das convenções sociais dos anos 20: a Chanel. Mas quem pensa que a estilista nasceu em “berço de ouro” ou não enfrentou qualquer dificuldade para transformar os seus croquis em realidade precisa assistir Coco Antes de Chanel. O filme retrata a infância pobre, as tentativas de sobreviver nas ruas de Paris, as dificuldades em se adequar ao seu tempo e o processo de criação de um dos maiores impérios da moda, que sobrevive até hoje.

6. Jerry Maguire – A Grande Virada, 1996

Seu sonho de se tornar empreendedor é provocado pela insatisfação com a carreira? Então Jerry Maguire é um dos filmes sobre empreendedorismo mais indicados para você. O protagonista da história é um dos melhores agentes esportivos do país, mas sai do emprego após questionar o andamento e ética de sua carreira. O filme mostra a dificuldade enfrentada por quem deseja recomeçar no mercado de trabalho, a importância de manter contatos profissionais e, principalmente, de acreditar em si mesmo.

7. Piratas do Vale do Silício, 1999

Os fãs de tecnologia sabem que não há maior rivalidade no mundo empresarial do que a entre Apple X Microsoft. E é o mote dessa disputa que dá vida ao roteiro de Piratas do Vale do Silício. O filme acompanha todo o nascimento da informática e dos computadores nos anos 70 e a eterna competição entre os criadores das maiores empresas do mundo: Bill Gates e Steve Jobs. Para os empreendedores, a trama traz valiosas lições sobre a importância de inovar para superar os desafios — principalmente os trazidos pela concorrência.

8. Walt antes do Mickey, 2014

Você provavelmente já ouviu falar em Walt Disney, o “mago” do mundo infantil, que trouxe magia e alegria para a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, com clássicos como Branca de Neve, O Rei Leão e Aladdin. Mas o que poucas pessoas conhecem é a história real do famoso criador do Mickey Mouse até chegar ao sucesso. Walt antes do Mickey retrata desde a sua infância na fazenda até a busca pelo sonho de ser animador na cidade grande. Esse é um dos filmes sobre empreendedorismo mais indicados para quem já tem um negócio, pois retrata a importância do networking, da organização financeira, da criatividade e da paciência na busca pelo crescimento.

9. O Óleo de Lorenzo, 1992

O Óleo de Lorenzo é um dos clássicos filmes de Sessão da Tarde que ganhou os telespectadores ao retratar a emocionante história real de um casal comum que decide encontrar sozinhos a cura para uma doença que causa a degeneração cerebral do seu filho de seis anos. Mesmo sem uma relação visível com o empreendedorismo, o filme traça um quadro interessante sobre a importância de se capacitar e persistir para buscar aquilo que acredita, mesmo quando todos já desistiram.

10. The Commitments – Loucos pela Fama, 1991

Jimmy Rabbite é um jovem de 21 anos que sonha em se tornar um empreendedor da soul music em Dublin, na Irlanda. Para isso, ele resolve formar uma banda improvisada com músicos sem experiência chamada “The Commitments”. Para os empreendedores, o filme traz importantes alertas sobre a necessidade do planejamento e do trabalho em equipe para a construção de um negócio sólido em um mercado que não aceita amadores. E você, já conhecia algum desses filmes? Quer começar a empreender? Então, não deixe de acompanhar as nossas dicas para parar de perder tempo e começar a tirar os seus sonhos do papel!

Shares
Share This