Já te mostramos, aqui no blog, quais são os três sinais de que está na hora de mudar de emprego. Se você reconheceu algum deles, agora deve estar se perguntando como realmente fazer uma mudança na carreira profissional, não é mesmo?

A verdade é que não é fácil dar o primeiro passo, independente de qual seja a sua posição no mercado.

Quem está há anos na profissão costuma ficar apavorado só de pensar em abrir mão da estabilidade. E quem está começando pode ficar inibido pelo medo de não encontrar oportunidades melhores ou não saber o que deseja exatamente.

Por isso, reunimos 7 livros essenciais para te ajudar a ir além e trazer a inspiração necessária à busca por novas oportunidades. Continue a leitura!

1. Rejection Proof, de Jia Jiang

Um problema grave de muitos livros que sugerem uma mudança de carreira é a falta de experiência do autor com a situação. É difícil acreditar e seguir as dicas de um profissional que se autoproclama bem-sucedido e satisfeito com o que faz, mas nunca teve coragem de fazer qualquer mudança real, concorda?

Esse não é o caso de Rejection Proof. Baseado na sua própria história, o autor mostra como o profissional pode lidar com um dos principais empecilhos para a mudança: o medo da rejeição.

Jiang mostra aos leitores que um dos maiores erros de quem busca algo novo é esperar a aceitação dos outros e não aceitar a si mesmo. Pessoas que acreditam no seu potencial são confiantes e inspiram a confiança dos outros.

E o mais importante: elas potencializam suas oportunidades de fechar um negócio, conseguir resultados e ter sucesso nas mudanças.

2 . Leap, de Tess Vigeland

O subtítulo de Leap já revela a proposta do livro: “leaving a job with no plan B to find the career and life you really want”. Ou, em tradução livre, “deixando um trabalho sem um plano B para encontrar a carreira e a vida que você realmente quer”.

Assim como no exemplo anterior, a obra traz reflexões do autor sobre a insatisfação com a sua carreira e a necessidade de mudar — mesmo sem clareza sobre o que realmente deseja fazer ou como enfrentar o desconhecido.

O livro também apresenta uma nova definição de sucesso, que nem sempre está ligada ao trabalho, como costumamos acreditar.

Essa reflexão é feita através do relato de profissionais que também encontraram uma nova carreira. Mas, acima de tudo, encontraram a si mesmos e a suas verdadeiras essências.

3. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Um clássico, e até mesmo um clichê, está nas principais listas de livros sobre carreira. E não é à toa.

Dale Carnegie conseguiu criar uma obra imortal que resistiu às transformações do mercado e às mudanças de aspirações dos profissionais. Vale lembrar que o livro foi escrito em 1936!

A obra é citada por diversos profissionais de sucesso como inspiradora para tomar decisões, enfrentar as mudanças necessárias ao crescimento profissional e buscar pela satisfação pessoal.

Carnegie traz também um guia completo, com lições inspiradoras, para que líderes entendam que o sucesso não é fruto apenas de técnica, mas da forma de se relacionar com os outros, expressar ideias e motivá-los.

4. Are You Fully Charged?, de Tom Rath

Existe um segredo para ser feliz no trabalho? Para Tom Rath sim. E não apenas um, mas três. No livro, o autor apresenta as três chaves para manter a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida profissionalmente.

A obra se baseia em estudos científicos e pesquisas com psicólogos para ajudar os profissionais a repensarem suas atitudes diárias, conquistar a felicidade e criar um significado para a vida
.

5. The Achievement Habit, de Bernard Roth

Com uma experiência de mais de 40 anos na Universidade de Stanford, Roth busca incentivar profissionais e pessoas que desejam mudar alguns aspectos na vida, como: uma carreira, um relacionamento, uma formação ou a forma física, por exemplo.

Com base no conceito de “Design Thinking” — um conjunto de práticas para que as pessoas não apenas sonhem com o sucesso, mas projetem o melhor caminho para uma vida mais satisfatória —, o livro destaca a importância de novos pontos de vista para encarar desafios e como é possível parar de desejar e começar a realizar.

6. Screw It. Let’s Do It, de Richard Branson

CEO do Virgin Group, Richard Branson é um dos maiores empreendedores do mundo e uma figura conhecida pela autoestima e por sua forma positiva de conduzir a vida.

Em Screw It, ele relata, através da sua experiência pessoal, como é possível realizar feitos notáveis sem se eximir da responsabilidade sobre a natureza (e outras pessoas) e como confiar mais em si mesmo. Pense rapidamente: quantas vezes você abriu mãos de sonhos por não acreditar na sua própria capacidade?

Se a cautela e a insegurança são as barreiras que te impedem de fazer uma mudança na sua carreira profissional, não deixe de ler esse livro.

Nele, você encontrará conselhos, lições importantes e a inspiração de quem conseguiu fazer as mudanças que desejava, mesmo diante das adversidades. Afinal, quem disse que seria fácil?

7. O Monge que Vendeu sua Ferrari, de Robin Sharma

O livro se tornou um best-seller e é um dos poucos dessa lista que não traz uma experiência autobiográfica.

A ficção relata a saga de Julian Mantle, um advogado bem-sucedido que dá um tempo na carreira para emergir em uma viagem espiritual pela Índia. Mesmo com o roteiro um pouco clichê do rico empresário que larga tudo, o desenvolvimento da obra é extremamente inovador.

Nele, não vemos o mundo profissional através da jornada de Mantle, mas do seu reencontro com John, o seu assistente (um profissional batalhador, que persegue o sonho da liberdade financeira, mas vive desgastado e cercado de inseguranças).

Acostumado a conviver com um líder arrogante e ambicioso, John se depara com um novo chefe: um monge sábio e sereno que traz um olhar mais leve e motivador sobre o trabalho e a importância das mudanças para a nossa vida.

E você, também está em busca de uma guinada na sua carreira profissional? Já conhecia algumas dessas obras? Compartilhe a sua opinião conosco, nos comentários abaixo, e não deixe de dar outras sugestões!

Shares
Share This