Vamos ser sinceros, ter sucesso é para poucos.

Por algum motivo, eu achei que poderia tê-lo. Então, depois de formar na faculdade persegui as melhores empresas, depois os melhores concursos públicos e, realmente, tive algumas experiências nas quais, olhando de fora, pareciam estar me levando ”até lá”, aquele lugar consagrado chamado ”sucesso”.

Mas aquele era um sucesso estranho, eu tinha sim bom salário, carro do ano, viagens para o exterior. Só que eu também tinha uma sensação de vazio no peito que me acompanhava dia após dia.

Foi ali que descobri, ”aquele sucesso” não era pra mim. Foi ali que descobri, você pode sim ter a sua definição de sucesso e isso é libertador.

Sucesso para algumas pessoas pode ser andar de salto, ter reuniões durante o dia, uma dezena de funcionários e o cartão de visitas com a marca de uma grande empresa. Enquanto para outras, pode ser morar no campo, acordar como nascer do sol, fazer as refeições em família.

Demorou um pouco, mas descobri que o meu sucesso é ter liberdade, geográfica, liberdade de ação… o meu sucesso depende de ter propósito e significado em todas as minhas ações, pessoas e profissionais. Essa descoberta mudou para sempre a minha vida.

Algumas vezes nos pegamos pensando que o segredo para o sucesso é alguma chave mágica que abre todas as portas. A verdade é que o único segredo para o sucesso é que ele é diferente para cada pessoa.

Se andar de salto alto o dia todo funciona para você, pode não funcionar para mim. Se trabalhar sem horário fixo e a qualquer dia da semana é uma tortura para você, é o paraíso na terra para mim. E tá tudo bem com isso. Fundamental é ter essa clareza =) 

Eu desisti de ter sucesso, aquele sucesso ”comum” que está no inconsciente coletivo e resolvi viver para o meu sucesso particular. Ao longo dessa jornada de autodescobrimento, alguns comportamentos me ajudaram e gostaria de compartilhá-los com você:

1. Honestidade

Seja honesto e transparente com as outras pessoas e, especialmente, consigo mesmo. Não faça algo só por fazer, ou porque todo mundo está fazendo, faça porque tem sentido para você.

2. Coragem

Encare os desafios de frente, sem o medo do fracasso. As pessoas que têm sucesso em suas empreitadas também tiveram obstáculos e fracassos ao longo da jornada, no entanto, elas não desistiram de seus sonhos.

3. Autoconfiança

Confiar em você mesmo é uma das atitudes mais fortes que você pode ter. Um sentimento forte de que com muito trabalho, foco, integridade e desenvolvimento contínuo você chega onde deseja.

Honestidade, coragem e autoconfiança, ingredientes-chave para você sair da inércia (deixar de seguir a manada) e começar a perseguir o seu sucesso particular. Afinal, ter sucesso é mesmo para poucos.

E então, conta pra mim aqui nos comentários, o que é sucesso para você?

Shares
Share This