A noção de sucesso e realização profissional é muito relativa e depende da forma como você enxerga a vida e determina prioridades e objetivos.

No entanto, independentemente de qual é a sua grande meta ou do que você considera importante, é fundamental aprender como se conhecer melhor e entender quais as suas principais habilidades e pontos que precisam ser aperfeiçoados, afinal, o autoconhecimento é o ponto chave nesse processo de compreender o que é melhor para o seu momento de vida e direcionar os esforços para conquistar uma posição que traga felicidade e satisfação.

Mas como se conhecer melhor e trabalhar as características pessoais para obter melhores resultados e se sentir realizado? Continue lendo o nosso artigo e, além de descobrir seus pontos fortes, saiba mais sobre quais os benefícios do coaching e como ele pode ajudá-lo nesse processo!

1. Como se conhecer melhor?

Quem é você? Quais os seus objetivos de vida? Quais os seus pontos fortes e fracos? O que realmente te faz feliz?

Essas perguntas, que são mais difíceis de responder do que parecem, são pontos-chave na jornada do autoconhecimento.

Descobrir quais as suas qualidades, entender as suas emoções e ter consciência de quais pontos precisam ser melhorados são algumas das atitudes que fazem com que você tenha mais controle sobre a sua vida e consiga direcionar as suas decisões para conquistar exatamente o que deseja.

Muitas vezes, nos sentimos extremamente frustrados e perdidos porque sabemos que estamos tomando o caminho errado, mas ficamos paralisados diante do medo de errar e da falta de entendimento do porquê as coisas não estão da forma que gostaríamos.

E é por isso que o autoconhecimento é tão importante. Quando você sabe exatamente quais as suas competências e define claramente aonde quer chegar, fica muito mais fácil fazer escolhas e direcionar a sua vida pessoal e profissional.

O sentimento de paralisia passa a ser substituído por foco e motivação, fazendo com que você saia da zona de conforto e explore todo o seu potencial para conquistar coisas incríveis e maiores.

1.1 O autoconhecimento é um processo

O primeiro passo para descobrir como se conhecer melhor é entender que este é um processo longo, que exige mudanças de hábitos, esforços conscientes e muita determinação.

Não vai ser do dia para a noite que você conseguirá compreender a fundo as suas emoções e personalidade a fim de começar a implementar mudanças, por isso é necessária muita paciência, além de foco.

Também é importante ter em mente que nem sempre os resultados aparecem na primeira tentativa. As falhas são parte da vida, e não dar certo na primeira vez não significa que você está no caminho errado ou que os seus esforços não serão nunca recompensados.

Lembre-se de que os erros são excelentes maneiras de aprendizado, além de serem fundamentais para melhorarmos constantemente e nos conhecermos ainda mais profundamente.

Por isso, é muito importante que você comece esse processo com plena consciência de que ele não será fácil e de que os resultados podem demorar a aparecer. No entanto, esses não são motivos para desistir ou duvidar que o autoconhecimento será um dos investimentos que trará resultados extraordinários para a sua vida.

1.2 Descubra seus pontos fortes

Conhecer as suas habilidades e ter consciência do que precisa ser melhorado é uma grande parte do processo de autoconhecimento. Afinal, é preciso entender quais os seus aspectos positivos e que devem ser valorizados e o que é necessário trabalhar melhor para que você obtenha o sucesso.

No entanto, a tendência é que tenhamos mais facilidade justamente em elencar os nossos pontos negativos e, quando chega o momento de falar sobre as nossas qualidades, a análise passa a ser rasa ou bastante incompleta.

Deixe de lado as críticas e as cobranças por um momento e reflita sobre os seus pontos fortes de verdade para aprofundar o autoconhecimento. Uma boa dica é sentar diante de uma folha de papel e escrever, em forma de lista, todas as suas habilidades, facilidades e aquilo que gosta em si mesmo.

Faça isso também para os pontos que precisam ser melhorados e você terá uma visão muito melhor a respeito de quem você é e de como pode se aperfeiçoar e usar suas características para desenvolver a carreira e a vida pessoal.

Se, ao final da lista, você notar que os pontos fracos são muito maiores que as habilidades positivas, tire mais alguns minutos para rever se você não está sendo muito duro consigo mesmo e se realmente não há mais nada de positivo que você possa destacar.

1.3 Não desista logo no começo

Como dissemos no início desse tópico, aprender a se conhecer melhor não é uma tarefa fácil, muito menos rápida. Você precisará ser honesto consigo mesmo e deverá começar a prestar um pouco mais de atenção em como encara e reage a algumas situações.

Descubra seus pontos fortes, seja transparente a respeito do que precisa melhorar e coloque todas as suas impressões em uma folha de papel. Esse tipo de atitude vai ajudar a organizar melhor as ideais e a entender um pouco mais a fundo por que você tende a ter algumas dificuldades ou a se sentir perdido na área profissional.

Toda mudança precisa de um ponto de partida e, enquanto você não souber o que procura e o que te faz feliz, jamais conseguirá direcionar a sua carreira e vida pessoal para aquilo que sempre sonhou.

Mantenha a determinação e o foco em se conhecer melhor e tenha paciência, pois esse é um processo demorado, mas que leva a resultados que você jamais imaginou.

2. Benefícios do coaching

Você, com certeza, já ouviu falar do coaching e de seus benefícios em algum momento da sua carreira. Pois fique sabendo que ele é um grande facilitador no processo de autoconhecimento e tem o potencial de ajudar a tornar as descobertas mais claras e intensas.

2.1 O que é coaching

O coaching consiste em uma metodologia que une técnicas e ferramentas com base científica e de resultados comprovados para ajudar um indivíduo a entender melhor quem ele é e o que ele busca.

Com base nos aprendizados, a metodologia ainda tem como objetivo prover ferramentas para melhorar o desempenho de sua vida pessoal e profissional.

Em outras palavras, o coaching funciona como um guia que ajudará você a entender melhor quais as suas habilidades e pontos que precisam ser melhorados e a organizar seus objetivos e metas. Dessa forma, a partir de um planejamento bem estruturado e com o apoio de um mentor, você conseguirá desenvolver todas as áreas de sua vida e conquistar excelentes resultados.

Ficou interessado? Então, continue lendo o nosso artigo e conheça melhor quais são os benefícios do coaching e como ele pode ser exatamente o que você precisava para mudar de vez o que não te agrada e ser mais feliz, tanto na carreira quanto na vida pessoal.

2.2 Autoconfiança

O medo é um dos piores inimigos na vida de uma pessoa. Quantas vezes não ficamos com receio de mudarmos de postura, de emprego ou, até mesmo, de sairmos de um relacionamento porque acreditamos que não conseguiremos conquistar nada melhor?

Sem confiança, não conseguimos dar o primeiro passo ou arriscar para mudarmos uma situação que não nos faz feliz e fazermos o que desejamos. Quando duvidamos de nossa capacidade ficamos paralisados e não conseguimos direcionar a nossa vida para conquistar o sucesso.

E é justamente nessa área que o coaching tem o poder de nos ajudar. Quando nos conhecemos melhor, sabemos exatamente quais os nossos limites e o que podemos fazer e oferecer para os outros. Com isso, nos tornamos mais seguros e perdemos o receio em tentar coisas novas ou, até mesmo, de correr atrás de nossos sonhos.

2.2.1 Como o coaching trabalha a autoconfiança

Durante o processo de coaching, além de se conhecer melhor e entender quais os seus pontos fortes e fracos, você começa a aprender a experimentar os pequenos sucessos diários. Pode parecer algo bobo, mas reconhecer o seu esforço e os resultados de atitudes que tendem a ser consideradas como insignificantes faz toda a diferença para melhorar a confiança.

Além disso, o coaching nos ensina a lidar melhor com os obstáculos e fracassos que precisamos enfrentar durante a vida e a carreira. Acreditar em suas habilidades, ter paciência e persistir são características fundamentais de pessoas de sucesso e que só são conquistadas a partir do momento em que você acredita em si mesmo.

Por fim, o coaching ajuda a tirar do papel e do plano dos sonhos impossíveis tudo aquilo que você sempre quis fazer, mas nunca teve coragem ou tempo. A ação faz uma enorme diferença para melhorar a autoconfiança, além de ser essencial para conquistar o sucesso, afinal, sem tentar você jamais saberá até onde o seu potencial pode chegar.

2.3 Usar as habilidades para maximizar os resultados

Será que você realmente utiliza todas as suas habilidades nas tarefas do dia a dia, no trabalho e para conquistar os seus objetivos?

Esse parece ser um ponto sem importância, já que temos a tendência a acreditar que nada mais pode ser feito para reverter uma situação que não está boa. No entanto, poucas pessoas têm a capacidade de realmente explorarem os seus pontos fortes e utilizarem-nos da melhor forma para maximizar os resultados.

Aqui, novamente, o autoconhecimento se faz extremamente necessário, uma vez que, enquanto você não tiver consciência de seus pontos fortes, jamais conseguirá usar as suas habilidades para conquistar coisas maiores.

2.3.1 O coaching e o processo de conhecer suas habilidades

O coaching é bastante focado no desenvolvimento do indivíduo e em suas habilidades, já que ele visa o amadurecimento emocional e o aperfeiçoamento da inteligência emocional.

Ou seja, o coach vai ajudar a não apenas detectar o que você tem de melhor e quais os seus pontos fortes, como também orientar a usar da melhor maneira as suas habilidades e direcionar as ações de forma a tomar decisões mais acertadas, planejar melhor a sua vida e carreira e a tomar atitudes eficazes para atingir os objetivos.

Com esse direcionamento, é possível aumentar o desempenho e manter o foco no que realmente importa, dessa forma, os resultados são melhores e você começa a viver com uma abordagem totalmente nova, focada em conquistas em vez de em medos e incertezas.

2.4 Automotivação

É uma tarefa bastante difícil não se deixar abalar por empecilhos, pelo que as pessoas falam ou, até mesmo, pelos erros e insucessos. Principalmente quando você está empolgado e confiante a respeito de um novo projeto, são muito grandes as chances de ficar frustrado porque algo não saiu como o esperado.

Quem nunca teve vontade de desistir no meio do caminho ou acreditou que algo não era para si devido às inúmeras tentativas que falharam? Além de comprometer a nossa autoestima, não conseguir manter a confiança pode ser decisório no momento de alcançar os objetivos.

E é justamente nesse momento que a automotivação se faz tão importante. Com ela, deixamos de depender de fatores externos e de “tapinhas nas costas” de outras pessoas para nos mantermos motivados.

A nossa confiança e certeza de que podemos sempre fazer mais e melhor vira o combustível para nos mantermos focados nos objetivos e não desistirmos. Ter automotivação significa não desistir e acreditar que você merece ser feliz e conquistar o que deseja.

2.4.1 Como manter a automotivação

Novamente, o coaching tem o potencial de ajudar nessa tarefa. Já vimos que, durante o processo, o seu autoconhecimento será maior e você possuirá muito mais consciência de suas habilidades e pontos fracos.

Além disso, o coaching vai te ajudar a manter o foco nos objetivos e a ser mais confiante, permitindo um melhor aproveitamento dos seus pontos fortes para maximizar os resultados obtidos.

Todos esses pontos que listamos acima colaboram para a automotivação. Com mais confiança e com a clareza daquilo que você deseja conquistar, torna-se muito mais difícil desistir no meio do caminho por causa de empecilhos, justamente porque você já começa o processo ciente de que será uma longa jornada e de que você é capaz de conquistar o que é melhor para a sua vida, apesar das adversidades que possam aparecer.

Outro ponto que vale ser destacado é o fato de o coaching incentivar a viver uma vida mais leve e feliz. É importante dedicarmos alguns momentos a nós mesmos e a fazermos o que gostamos. Sonhar e buscar a sua felicidade são aspectos fundamentas para não desistir, manter a autoestima e seguir com a certeza de que você pode conquistar o que deseja.

2.5 Inteligência emocional

Uma pessoa que possui alta inteligência emocional consegue identificar as suas emoções com maior facilidade e, dessa forma, entender por que toma certas atitudes ou se sente incapaz de lidar com alguns fatos.

Em outras palavras, possuir inteligência emocional é saber quais as suas limitações e possuir maior consciência de suas habilidades e, mesmo diante de dificuldades, conseguir manter a confiança para seguir em frente.

Muito mais do que possuir controle das emoções e se tornar uma pessoa “robótica”, desenvolver a inteligência emocional significa ter empatia pelos outros e aprimorar a sua capacidade de se relacionar com outras pessoas.

Afinal, saber tomar decisões mais precisas e conseguir se relacionar bem com as pessoas ao seu redor são pontos fundamentais para se desenvolver na vida pessoal e profissional e conquistar o sucesso em todas as esferas.

2.5.1 O coaching e a inteligência emocional

Como você deve ter notado, desenvolver a inteligência emocional não é nada fácil. Além de compreender melhor as suas emoções e atitudes, você precisa desenvolver a habilidade de tomar consciência das suas reações para tomar melhores decisões para a sua vida.

Durante o coaching, você aprenderá a recuperar o controle do ambiente em que vive e de sua vida. Muitas vezes, vamos “empurrando com a barriga” situações nas quais não nos sentimos confortáveis e, quando notamos, explodimos e descontamos nossas frustrações nas pessoas erradas.

Além de ser extremamente prejudicial, esse tipo de atitude nos tira do caminho de autoconhecimento e do foco em conquistar os nossos objetivos, fazendo com que as situações piorem, em vez de direcionar a sua vida e carreira para tomar o rumo que deseja.

Reconhecer e trabalhar os seus problemas, tornar mais claros os seus objetivos, desenvolver habilidades e traçar um plano de ação são estratégias que farão com que você assuma o controle da sua vida e consiga aproveitar melhor as oportunidades.

Além disso, o coaching é focado em resultados, ou seja, muito mais que tomar ciência do que precisa ser feito e continuar com o mesmo ritmo de vida, você passará a assumir um ritmo muito mais focado em ações e objetivos para, de fato, chegar onde almeja.

2.6 Autoliderança

Desenvolver a habilidade de gerenciar o próprio trabalho, sem precisar de uma figura de autoridade ou de um chefe para cobrar a todo momento o que precisa ser feito é chamado de autoliderança.

Em outras palavras, você sabe exatamente o que precisa ser feito e não mede esforços para chegar lá. Isso tudo, claro, sem deixar de lado o foco nos objetivos e a inteligência emocional para aproveitar o máximo possível as oportunidades e construir uma jornada satisfatória.

Uma pessoa que tem autoliderança possui maturidade profissional e inspira a confiança de seus pares e supervisores. Por isso, desenvolver esse tipo de habilidade é fundamental para motivar equipes, melhorar o seu desempenho profissional e, sem sombra de dúvidas, para empreender com sucesso.

2.6.1 A importância da autoliderança

A autoliderança, no entanto, abrange muito mais que conquistar autonomia no seu trabalho. Ela é fundamental não apenas para atingir os seus objetivos, como também para buscar propósito naquilo que faz e tomar decisões melhores para a sua vida.

O coaching, como vimos até aqui, é extremamente benéfico para auxiliar no processo do autoconhecimento e levar à ação, fazendo com que você tenha mais clareza naquilo que deseja e, a partir do entendimento de suas habilidades, consiga traçar um plano eficaz para conquistar os objetivos.

Desenvolver a autoliderança também faz parte do processo do coaching, já que todos os benefícios que vimos até aqui resultam em maior controle sobre a sua vida e te ensinam a direcionar as suas ações para obter resultados positivos.

Quando você exerce a autoliderança consegue lidar melhor com os obstáculos, delegar tarefas e, até mesmo, a empreender com sucesso.

A inteligência emocional também é fundamental aqui, uma vez que é preciso tomar consciência de suas emoções e ter empatia para se colocar no lugar dos outros e, dessa forma, tomar decisões mais eficientes.

3. Afinal, por que o coaching e autoconhecimento são importantes?

Se sentir frustrado e descontente com os rumos que a sua carreira está seguindo é normal. No entanto, quando não tomamos nenhuma atitude para reverter o quadro e ficamos paralisados com medo das coisas não darem certo, a infelicidade aumenta e começa a impactar de forma negativa em outras esferas de nossas vidas.

Aprender a se conhecer melhor é o primeiro passo para entender o que não está dando certo e traçar um plano para colocar a sua vida e carreira na direção certa. Quando você não conhece as suas habilidades e não confia em si mesmo, as mudanças se tornam difíceis e os resultados raramente virão.

Descubra seus pontos fortes e pesquise mais sobre os benefícios do coaching para se desenvolver como pessoa e profissional e começar a colher melhores resultados e muda a sua vida.

Lembre-se de que esse é um processo longo e que demanda paciência e determinação, no entanto, não há nada mais gratificante que fazer o que nos traz felicidade e poder observar as conquistas que essa jornada pode proporcionar.

Que tal começar a se movimentar na direção certa a partir de agora? Veja como você pode começar a desenvolver as suas habilidades e a se conhecer melhor com cursos focados em autoconhecimento e empreendedorismo.

Com certeza, esse aprendizado terá o potencial de abrir os seus horizontes e a ajudar a direcionar melhor a sua vida para que você conquiste os resultados desejados.

Ficou com alguma dúvida sobre coaching ou o processo de autoconhecimento? Deixe a sua pergunta nos comentários que teremos o maior prazer em ajudar!

Shares
Share This