O desejo de se tornar o próprio chefe e abrir uma empresa está entre os maiores sonhos do brasileiro. E para quem quer iniciar um negócio do zero, a primeira dica que podemos dar é analisar os pequenos negócios de sucesso que estão ao seu redor para ter uma noção de onde começar.

É comum vermos histórias de pessoas que apostaram tudo em uma ideia, largaram o emprego e realizaram seu sonho de administrar o próprio negócio. Contudo, não basta apenas uma boa ideia e ter o capital necessário para tirá-la do papel. Pequenos negócios de sucesso são criados a partir de pesquisa, estudo, planejamento e capacitação.

Separamos algumas dicas essenciais para quem está no caminho de criar um negócio de sucesso. Confira a seguir:

Busque negócios relacionados às suas competências

“Trabalhe com o que ama e não terá de trabalhar um dia sequer”. Essa é uma verdade incontestável, especialmente se você está abrindo seu próprio negócio. O futuro empresário deverá escolher uma área com a qual tenha afinidade, de preferência em um segmento alinhado às suas capacidades (e experiências) profissionais.

Dessa forma, o empresário se sentirá mais motivado a superar os desafios e as barreiras da área escolhida. E será possível utilizar toda a bagagem construída (na vida e na carreira profissional) em prol do novo negócio. Esse empenho será refletido diretamente na empresa, na forma como o atendimento é realizado e, obviamente, nos resultados alcançados.

Acredite em si mesmo

É preciso ter confiança e, especialmente, vontade de vencer para atingir o sucesso em seu negócio.

Acreditar em si mesmo, em suas capacidades e em sua ideia é essencial para lidar com todos os contratempos que aparecerão em sua caminhada. Depois de refinar sua proposta com um grupo de pessoas próximas, o passo seguinte é realizar uma autoavaliação para saber, realmente, quais são seus objetivos e expectativas sobre o negócio.

Lembre-se de que ter autoestima é fundamental, mas ser muito confiante pode ser prejudicial para enxergar problemas e furos na ideia do negócio.

Atenda a uma demanda específica

Depois de identificar uma área com a qual você tenha afinidade e as competências profissionais necessárias, o segundo passo é descobrir uma demanda não atendida no mercado.

É necessário oferecer uma solução específica para atender a um problema singular do público-alvo de sua área de atuação. É preciso pesquisar bastante e ver os números desse mercado. Mas, acima de tudo, é preciso sair de trás da mesa e ir a campo para conversar com seus possíveis clientes, a fim de entender profundamente o que eles precisam, quais obstáculos estão enfrentando e quais seus sonhos.

Assim, será possível pensar em um negócio que apresente um produto ou serviço inovador, aumentando consideravelmente as chances de seu empreendimento obter o sucesso esperado.

Procure aconselhamento e discuta sua ideia

Não tenha medo de compartilhar sua ideia com outras pessoas. É preciso apresentar sua proposta e discutir todos os pontos fortes e fracos. Opiniões diferentes podem adicionar valor à sua ideia de negócio.

Além disso, dependendo das pessoas com quem você for conversar, a experiência adquirida é essencial para dar um norte a quem está criando coragem para abrir sua empresa.

Poder contar com o aconselhamento de algum empresário com experiência é crucial. Na prática, procure por pessoas que tenham negócios de sucesso e discuta suas ideias com elas. Nessa etapa, contar com um mentor pode lhe economizar muito tempo e recursos para que atinja o sucesso no seu negócio.

Tire todas as suas dúvidas e absorva tudo que for necessário. Isso é essencial para saber se sua ideia é válida, quais são suas principais barreiras, desafios a serem superados etc.

Acredite: não existe “tempo certo” para empreender

Muitos negócios prosperam na crise, e o cenário econômico brasileiro tem nos mostrado isso. Segmentos como moda, beleza, alimentação e educação online, por exemplo, seguem firmes e fortes, com empresários oferecendo soluções criativas e mais em conta para atender às diversas demandas do mercado. O medo de empreender é natural e até positivo em algum ponto.

Contudo, o empresário não tem de ficar esperando o “tempo certo” para tirar suas ideias do papel. Muita gente não consegue realizar o sonho de abrir a própria empresa pois fica estagnado: o “tempo certo” nunca chega para aqueles que não dão o primeiro passo.

Descreva sua meta e foque nos objetivos

Coloque todas as suas ideias e metas no papel e analise-as minuciosamente. Isso ajudará a obter uma ideia mais clara de todos os objetivos necessários para que seus propósitos sejam alcançados. Com as metas descritas, o empreendedor terá mais facilidade em achar erros e encontrar formas de alcançar esses objetivos.

Ao criar um pequeno plano de negócios, o futuro empresário deverá responder algumas dúvidas essenciais, tais como: Como é a demanda do mercado? Quem é o público que vai consumir os produtos de sua empresa? Como seu negócio poderá oferecer um produto que agregue valor à vida do cliente e, ao mesmo tempo, crie um diferencial com relação aos meus concorrentes?

Busque especialização

A especialização é uma ferramenta fundamental em todos os estágios da vida de um empresário. Para quem não tem experiência em administração, gestão e empreendedorismo, por exemplo, a realização de cursos online é uma excelente forma de capacitação.

Não basta apenas uma ideia estruturada e o dinheiro para iniciá-la: o empreendedor deve estar preparado para tomar as melhores decisões na empresa e aprender a lidar com desafios que aparecerão na jornada. Alguns cursos essenciais na vida de qualquer empresário são gestão, empreendedorismo, marketing, marketing digital e autoconhecimento.

Obtendo essas especializações, o empreendedor terá a capacidade de analisar qualquer ideia e transformá-la em um negócio bastante lucrativo, pois aprenderá todas as técnicas, ferramentas e conceitos necessários para construir um negócio de sucesso.

Conclusão

Pequenos negócios de sucesso são criados a partir de uma excelente gestão, noções de empreendedorismo, planejamento, autoconhecimento e muito trabalho duro. Pesquise bastante e faça uma autoavaliação para saber qual é o seu perfil.

Investir em cursos online é uma boa opção de aprender e se preparar, pois o medo e a insegurança são as principais barreiras do empresário brasileiro.

Se você possui uma excelente ideia, identificou um nicho de mercado e uma solução inovadora, aposte em capacitação para tirar as ideias do papel. E, depois, comece a agir! Entre erros e acertos, você saberá percorrer o melhor caminho para alcançar as metas e objetivos traçados em seu plano de negócios.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos enriquecedores para seus planos!

Shares
Share This