Criar uma rotina saudável não significa apenas dar conta de todas as demandas de casa ou do trabalho. Também envolve tratar o corpo e a mente como elementos importantes, que merecem atenção no seu dia a dia.

Já te mostramos como se tornar mais produtiva, conciliando trabalho e família e fazendo uma gestão de tempo eficiente. Mas, hoje, o que queremos que você realmente aprenda é como ir além das dicas básicas de “se exercite” ou “durma oito horas por dia”.

Em outra palavras, queremos te ensinar a fazer, de fato, uma mudança de hábitos e de pensamentos, que te conduzirá para uma rotina mais saudável sem esforços. Então continue lendo, e boa leitura!

Invista em Agile Coaching

Muito se fala sobre administração do tempo e a importância de manter as tarefas organizadas para criar uma rotina saudável. Mas, na prática, sabemos que nem sempre é fácil preencher o dia com atividades úteis, que tragam resultados esperados e que melhorem a nossa vida.

Na verdade, muitas pessoas já identificaram quais aspectos precisam mudar e já possuem a inspiração necessária, mais ainda não sabem exatamente por onde começar. E é aí que entra o Agile Coaching!

Basicamente, seu foco é voltado para quem deseja corrigir aspectos que não estão dando certo, ou tem medo de fazer mudanças e se sente perdida sobre que rumo tomar. Tudo isso de maneira simples, e mais rápida.

Nesse sentido, um coach não te dirá exatamente o que fazer, mas te fornecerá o máximo de ferramentas para que você tome boas decisões por si só.

Assim, por meio de feedbacks e questionamentos, ele definirá algumas ações — de acordo com uma análise individual da sua vida — para que você crie uma rotina mais saudável e produtiva.

Não negligencie a hora de dormir e acordar

Para ter um dia produtivo, de fato, é essencial cuidar do nosso despertar e do nosso último momento de pé.

Utilizar as primeiras horas da manhã para praticar o ócio produtivo, se exercitar, meditar, fazer uma refeição reforçada, beber um chá, ou fazer qualquer atividade em benefício do próprio corpo e mente te ajudará a se manter mais produtiva durante o restante do dia.

A editora-chefe do The Huffington Post, Arianna Huffington, por exemplo, inicia sua rotina com ioga e meditação. Já Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos, começa com atividades físicas e um café da manhã com a família.

Além disso, desacelerar durante a noite também fará uma grande diferença na disposição para o dia seguinte.

E uma boa maneira de organizar os hábitos noturnos é fazer atividades que estejam totalmente desconectadas com a sua rotina de trabalho. Seja ler um livro, fazer uma caminhada ou tomar um banho de banheira.

Mas, em seguida, vá direto para a cama! Nada de conferir demandas do trabalho ou se conectar à internet. Isso porque qualquer tipo de luz — incluindo telas de computadores e smartphones — pode afetar drasticamente a qualidade do seu sono.

Viva um dia após o outro

Para criar uma rotina saudável, também é essencial viver o dia de hoje. Isso significa que manter o foco no que está acontecendo é uma maneira de aumentar a produtividade, a motivação e diminuir a ansiedade sobre o futuro.

Mas não adianta ter uma rotina organizada se você sequer acredita no que faz ou vê os dias passando sem um propósito.

Para “estar presente” na sua rotina e assumir o controle da sua vida, é preciso ter consciência de que somente o hoje existe. Afinal, não dá para garantir ou se preocupar com o que ainda não aconteceu.

Por isso, é essencial manter a qualidade no que se faz e ouvir um pouco mais a si mesma. Nossos corpos, por exemplo, possuem “relógios” naturais, que determinam os momentos em que temos mais disposição para trabalhar, comer ou fazer exercícios.

Mesmo que, muitas vezes, seja difícil encontrar tempo para seguir as vontades do próprio corpo, ainda é possível adaptar algumas atividades. Se você possui mais disposição à noite, por exemplo, pode deixar tarefas mais criativas e importantes para esse período, e para a manhã as atividades simples.

Também é importante fazer pausas, se alimentar corretamente e beber muita água — um corpo saudável precisa de ao menos 2 litros por dia.

E, é claro, fazer atividades prazerosas, que ajudem a sua mente a se reconectar consigo mesma. São essas ações pontuais que farão diferença no futuro!

Coloque sua vida no papel

Agora, você deve estar se perguntando: “de que maneira a escrita se relaciona com o tema desse artigo?“. Na verdade, é bem simples.

De fato, a quantidade de informações que recebemos durante o dia é enorme — de crise econômica a receitas de bolo. E isso torna difícil entender, e lembrar, do que realmente importa: o que é essencial para ter uma vida e uma rotina mais saudáveis.

Nesse sentido, escrever — em vez de digitar tudo no computador ou em um smartphone é uma boa maneira de se envolver diretamente com suas ideias. E melhorar a tomada de decisões, criando um pensamento mais crítico sobre a sua própria vida, insights e metas.

Para o trabalho, uma dica é criar um planner anual ou investir em um bullet journal, para organizar as tarefas diárias de uma maneira mais criativa.

Já no âmbito pessoal, você pode colocar as suas metas em uma Roda da Vida ou manter um journaling — diário pessoal com fatos ocorridos e pensamentos que tiver durante o dia.

De toda forma, essa escrita reflexiva é importante para analisarmos como e por que conseguimos dar conta de algumas atividades tão facilmente, mas vivemos adiando outras. E, principalmente, para filtrar a quantidade de informações inúteis que recebemos todos os dias.

Assim, seremos capazes de direcionar nossos pensamentos e ações para o que realmente vale a pena.

Acompanhe os seus hábitos para entendê-los melhor

Não adianta tentar começar uma dieta ou ir à academia na próxima segunda-feira se você não preparou a sua mente para isso.

Quanto a isso, uma maneira de se estimular a criar uma rotina saudável é estabelecer metas reais, com um prazo, e traçar um plano de ação para alcançá-la. Assim, você não deixa ela se perder diante das atribulações do dia a dia.

Mas isso não funciona se você copiar as dicas de outra pessoa! O mais importante é que você analise os seus hábitos para se entender melhor. E isso exige tempo e esforço.

Ainda assim, entender como você vive o presente é o melhor caminho para direcionar as suas atitudes para o futuro que deseja viver.

Evite se cobrar tanto

Por fim, a pressão de dar conta de tudo pode prejudicar a sua motivação, comprometer a qualidade de execução do que você faz e até mesmo a sua autoconfiança. E, como adiantamos no título desse post, para criar uma rotina saudável é preciso parar!

Principalmente, parar de se cobrar tanto. Isso não é desculpa para procrastinar ou deixar tudo para depois, mas é preciso chegar ao equilíbrio cortando pensamentos tóxicos da rotina — que nem sempre são generosos ou correspondem a sua realidade.

Quanto a isso, alguns dos exemplos mais comuns são: manter sempre a casa impecável, ser a mãe perfeita ou chegar ao sucesso antes dos 30.

Com certeza, esse tipo de cobrança pessoal pode comprometer a sua sanidade mental e, consequentemente, toda a sua vida. Então, trate a sua saúde, o bem-estar e os relacionamentos como prioridades para um 2017 mais feliz!

E aí, o que você tem feito para criar uma rotina mais saudável? Vai colocar essas dicas em prática no próximo ano? Não deixe de comentar este post compartilhando o resultado da sua experiência nos comentários!

Shares
Share This