Com certeza, você já ouviu a expressão terapia holística. Mas será que você sabe o que realmente significa? Qual a importância dessa abordagem da saúde? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Hoje em dia, os problemas são desafiadores. Tanto do ponto de vista material como espiritual, as causas podem ter origens diversas, e poder investigá-las é fundamental para o tratamento.

Foi nesse contexto que surgiu a visão holística da saúde, e, hoje, profissionais de diversos setores da saúde a consideram na hora de tratar pessoas com as mais variadas doenças.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este post!

O que é terapia holística?

O termo “holístico” vem do grego holus, que significa todo, inteiro. Desse modo, dentro dessa visão, o indivíduo é tratado de forma global, considerando seus aspectos físico, mental, emocional, espiritual e energético.

Isso quer dizer que corpo, mente e alma estão interligados, por isso, todos esses elementos são considerados, concentrando-se nas causas das doenças, e não apenas nos seus sintomas.

Seu objetivo é despertar no próprio indivíduo os recursos necessários para alcançar realização por meio do despertar de consciência. Uma vez desperto, ele encontrará meios de enfrentar seus problemas de forma harmoniosa.

Como ela funciona?

Antes de saber como funciona a terapia holística, você deve saber que existem diversos tipos de terapias que se baseiam nos princípios do holismo, ou seja, todas elas têm como função principal tratar o ser como um todo.

Além disso, cada uma tem seu modo de atuação e benefícios. Dentre as mais conhecidas, podemos citar:

  • acupuntura;
  • ThetaHealing;
  • Reiki;
  • iridologia;
  • massoterapia;
  • yoga;
  • reflexologia;
  • florais;
  • aromaterapia;
  • cromoterapia.

Algumas atuam no sistema energético da pessoa, visando o equilíbrio vibracional, para posteriormente alcançar mais benefícios. Outras aparentemente têm atuação física, mas ajudam a alcançar equilíbrio emocional e espiritual, como é o caso da yoga.

Basicamente, o terapeuta faz uma anamnese para descobrir os aspectos que precisam ser trabalhados no paciente. O profissional não concentra sua atenção nos sintomas físicos, mas na origem deles, já que, para ele, o tratamento deve começar de dentro para fora, e não o contrário.

A intenção é extirpar o problema pela sua origem, que, na maioria das vezes, é emocional, mental e até mesmo espiritual. Porém, a terapia holística é um complemento à medicina tradicional e não deve substituí-la.

Quais benefícios oferece para a saúde?

Dentre outras coisas, ela ajuda a quebrar padrões negativos, levando a mudanças necessárias à conquista do equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Aqueles que buscam os terapeutas holísticos ainda usufruem dos seguintes benefícios:

  • promove mudanças necessárias;
  • ajuda a curar dores físicas;
  • auxilia na recuperação da autoestima;
  • promove o equilíbrio energético;
  • proporciona harmonia emocional, espiritual, mental e física;
  • propicia qualidade de vida;
  • é eficaz no tratamento de doenças como obesidade e tabagismo.

Por que a terapia holística funciona?

Este tipo de terapia funciona porque o homem é um ser dotado de energia vital. Quando ela está em harmonia, a saúde também está. Porém, quando ela sai do seu eixo, o organismo sofre com as doenças — que são nada menos que um desequilíbrio da energia vital.

Então, quando o tratamento é feito numa abordagem holística, utiliza-se mais do que os meios convencionais para curá-los. O amor incondicional também é uma ferramenta, assim como outros meios naturais — plantas, fogo, água, alimentação, sol, etc.

Como ela ajuda a despertar a autoconsciência?

Despertar em si a consciência significa ter a capacidade de analisar as situações considerando todo o contexto. Quando uma pessoa tem autoconsciência, ela não se coloca no centro das coisas, nem dá aos outros esse papel.

Ela se reconhece como parte do todo e, quando está com algum problema, enfrenta-os com sabedoria e traça meios para superá-los. A terapia holística ajuda a passar por esse processo, já que tem como princípio primordial analisar o indivíduo como um todo e despertar nele a autocura.

Nesse contexto, em vez de se colocar como vítima do mundo, a pessoa assume sua responsabilidade diante da situação e passa pela dor com sabedoria.

Quais problemas podem ser tratados?

Como a proposta dessa abordagem é proporcionar equilíbrio e bem-estar, tratando o ser de forma global e indo direto às causas dos seus problemas — sejam eles físicos ou emocionais —, as chances de encontrar a cura são maiores.

Casos de estresse e ansiedade são exemplos que merecem destaque. De acordo com a abordagem holística, o estresse é a desarmonia entre a mente e o corpo. Desse modo, deve-se tentar restabelecer o equilíbrio perdido para que os sintomas desapareçam.

Se o tratamento visa apenas os sintomas, é inevitável que eles voltem com o tempo. Por meio da terapia holística e da mudança de estilo de vida, o indivíduo pode se curar e prevenir o surgimento de doenças como essa.

O ThetaHealing, por exemplo, é uma terapia que utiliza técnicas de cura energéticas para quebrar padrões e crenças que limitam o desenvolvimento da mente e do corpo.

Uma vez que a pessoa inicia o tratamento, ela elimina blocos de emoções que causavam bloqueios à saúde do corpo, da mente e do espírito e, assim, a energia vital passa a fluir livremente, sem obstáculos. Isso é saúde, e a terapia holística ajuda no seu restabelecimento.

Além do estresse, outros problemas que as diversas terapias holísticas podem tratar são:

  • ansiedade;
  • distúrbios alimentares;
  • dores;
  • falta de clareza mental;
  • depressão;
  • transtorno bipolar;
  • síndrome do pânico.

Neste texto, você aprendeu que, além da medicina tradicional, é possível tratar também as doenças — físicas, mentais e emocionais — investigando suas origens e, assim, despertando no próprio paciente a capacidade de cura.

Além disso, descobriu que a terapia holística ajuda a despertar a autoconsciência, transformando o ser de forma global e auxiliando no processo de desenvolvimento pessoal. Dessa forma, após o tratamento, o indivíduo se sente mais confiante e capaz de identificar estados emocionais negativos, bloqueios energéticos, dentre outras coisas.

Agora que você sabe o que é terapia holística e como ela pode ajudar, compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos essa maravilhosa descoberta!

Shares
Share This