Mark Zuckerberg, Larry Page e Sergey Brin são algumas das figuras que mais inspiram empreendedores pelo mundo. Com jeans e moletom, eles apresentam suas ideias para revolucionar a maneira como nos comunicamos, trabalhamos e nos divertimos.

Essa geração de “geeks” do Vale do Silício também foi responsável por criar um estereótipo do que é ser um empreendedor, intimidando muitas pessoas que também poderiam fazer uma grande diferença. No mercado, porém, observa-se que a experiência tem muito a contribuir com a abertura do próprio negócio.

Anda sonhando com o seu próprio empreendimento e já se sentiu intimidada pela idade? Confira o que mulheres empreendedoras têm a ganhar ao abrir o próprio negócio depois dos 30!

O empreendedorismo tem faixa etária?

Contrariando expectativas, uma pesquisa da Kauffman Foundation mostrou que, em 2011, empreendedores acima de 45 anos formavam 49% de toda atividade empreendedora naquele ano. Os que tinham entre 45 e 54 anos foram responsáveis pelo maior crescimento da atividade empreendedora.

Em 2012, a Kauffman também divulgou que quase um quarto dos novos negócios eram iniciados por empreendedores com mais de 55 anos — em 1996, eles representavam apenas 14% dos negócios.

A instabilidade financeira pode ser assustadora para quem já vive a maturidade, bem como a quantidade de trabalho a ser feito. Porém, iniciar um novo negócio sempre nos torna principiantes e, ao final das contas, o que realmente interessa o mercado são boas ideias — e não a idade. É preciso saber vendê-las e alcançar as pessoas certas!

Ter o próprio negócio traz níveis de autonomia e realização que raramente podem ser alcançados de outra forma. Quer conhecer outras vantagens de empreender após os 30? Veja a seguir!

O que mulheres empreendedoras acima dos 30 têm a ganhar ao abrir o próprio negócio?

Empreender tem lá suas dificuldades, mas a busca por uma jornada de trabalho com mais propósito traz uma série de benefícios para quem se arrisca. Empreendedoras mais maduras trazem não só experiência, mas também uma rede de contatos mais sólida e recursos que elas cultivaram ao longo de sua vida profissional.

Descubra as vantagens de investir em autoconhecimento e empreender depois dos 30:

Chance de aprender e crescer continuamente

Para fazer o negócio prosperar, é preciso estar disponível para continuar crescendo e se desenvolvendo. Quando vemos histórias de empreendedores bem-sucedidos, é comum pensar que eles chegaram onde chegaram da noite para o dia.

Vale lembrar que matérias de jornais e revistas possuem limites de caracteres e de tempo e raramente dão conta de contar todas as dificuldades que estes profissionais passaram para alcançar o sucesso. Lembre-se: não há um empreendedor bem-sucedido que não tenha precisado mudar, “quebrar a cara” e crescer.

Liberdade de escolha

Você tem habilidade de fazer suas próprias escolhas na vida. Se você deseja que seu negócio cresça, você precisa escolher esta opção e lutar para que ela se torne uma realidade. Isso sem falar na liberdade para escolher investir seu tempo e esforços naquilo que realmente acredita e está conectado com suas paixões.

O empreendedorismo possibilita exercer nosso poder de escolha, instigando a construção de experiências, habilidades, autoridade e o livre-arbítrio para optarmos por mudar a sociedade em que vivemos.

Autoridade sobre o tempo

Dinheiro vem e vai, mas o tempo pode passar sem que você perceba se está aproveitando-o para fazer o melhor. Uma boa empreendedora sabe escolher como empregar o tempo que tem disponível.

Decidir o que fazer com o próprio tempo é uma das maiores liberdades que se pode desejar em uma sociedade apressada como a que vivemos. Isso é uma vantagem ainda maior para mulheres que já vivem os desafios da maternidade e precisam conciliar os cuidados de mãe com o desejo de transformar o mundo em um lugar melhor.

Se você vive essa situação, confira o nosso Guia Completo da Gestão de Tempo para deixar a sua rotina mais leve e a mente livre para cuidar das (muitas!) tarefas de uma mulher empreendedora!

Transformação da sua experiência em inovação

Os melhores empreendedores são aqueles que veem uma oportunidade onde estão inseridos. Em muitos casos, essas oportunidades somente são identificadas com anos de experiência no campo. Além disso, apenas alguém que realmente conhece bem a área sabe como ela pode ser melhorada.

Em alguns casos, empreendedores podem ter o apoio de empresas para viabilizar suas ideias. Se você identificou uma solução para um problema em sua área de atuação, ou mesmo para uma dificuldade em sua rotina, pode ser a hora de tirar este projeto do papel!

Foco na funcionalidade

As inovações trazidas por pessoas mais velhas podem nem sempre ser atraentes, mas elas tendem a ser mais utilitárias, potentes e cruciais para o progresso.

Como o jornalista Stefan Theil escreveu para o Newsweek, parte da razão pela qual companhias fundadas por pessoas mais velhas não são tão reconhecidas é porque elas não produzem aplicativos web ou produtos de fácil entendimento. No lugar disto, elas tendem a envolver tecnologias e soluções mais complexas. Elas também tendem a vender produtos e serviços para outros negócios, raramente vistos por consumidores, mas que contribuem grandemente para o processo de inovação e crescimento econômico.

Adeus ao tédio

A vida de uma empreendedora não tem abertura para o tédio. É bem verdade que todos nós precisamos fazer tarefas não tão empolgantes assim, como cuidar da estrutura burocrática da empresa, organizar arquivos, dentre outros.

Porém, mesmo nas tarefas mais simples, a mentalidade empreendedora nos motiva a fazer mais e melhor. Afinal, estamos sempre buscando exercitar a criatividade, a força de vontade e outras habilidades que possam nos ajudar a conduzir o negócio dos sonhos.

Recursos a mais

Muitas organizações dão assistência a empreendedores mais velhos porque além de serem comprometidos com o sucesso da empresa, eles têm mais recursos que asseguram a saúde do empreendimento. E dinheiro para investir é apenas um destes recursos: estabelecer-se localmente, ter acesso a investidores-anjo e a uma rede de contatos ajudam a solidificar as bases do negócio, gerando maior confiabilidade do mercado.

O empreendedorismo é para todos. De certo modo, esteja você abrindo seu primeiro negócio ou investindo em sua quinta ideia brilhante, é como se você sempre fosse um iniciante com suas infinitas possibilidades para alcançar o sucesso. Se você quer se juntar à comunidade de mulheres empreendedoras e aproveitar essa lista de benefícios, leia também as histórias fascinantes de mulheres que largaram suas carreiras de sucesso para começar uma vida com mais propósito do zero!

Shares
Share This