Um dia cansativo! Quem não tem o seu? As atribulações no trabalho muitas vezes nos conduzem a um estado exaustivo. Em razão disso, sentimos a necessidade de uma interrupção, de uma pausa que, no entanto, costuma ser inviável ao longo do dia.

Aí, o que resta é a expectativa de chegar em casa. Mas, e depois?

Amanhã começa tudo de novo. Não seria ótimo se tivéssemos algumas medidas que propiciassem um bom relaxamento? E um descanso para o corpo e para a alma, não seria excelente?

Então, dê uma olhada nessas sugestões para relaxar.

1. Esteja offline

A primeira coisa a ser feita é desligar-se. Caso contrário, você levará para casa conexões estafantes do dia. Dê-se o tempo de que você precisa. Uma espécie de detox digital.

Às vezes isso não é viável, em razão da natureza do trabalho ou por qualquer outro motivo. Então, amenize a conexão. O mais importante é você se desligar, mais que seus aparelhos. Deixe o volume do celular mais baixo que o normal. Se for possível, desligue-o.

Nos próximos instantes, você estará em trabalho de manutenção de seu corpo e de sua alma e, portanto, muito ocupada. Essa ocupação te ajudará a desligar-se do dia que passou e propiciará o espaço para o relaxamento.

2. Sinta e expresse gratidão

Perceba a maravilha da vida e seja grata por isso, por estar viva. Tome consciência da magnitude de sua vida. Pense em tudo que é bom para você e seja grato por isso.

O sentimento de gratidão é o maior tônico para a alma, pois leva à paz. A partir daí, a bioquímica cerebral gera estados de relaxamento físico. E isso é tudo que você espera nesse momento, não é mesmo? Veja aqui algumas dicas de como incluir essa prática no seu dia-a-dia.

3. Faça uma atividade manual

Fazer uma atividade manual pode ser uma forma de se manter offline e relaxar a mente. Vale pintar, desenhar, criar artesanatos…

Mas se você não está habituada com nenhuma dessas atividades, fica a dica para criar o seu bullet journal. O bullet journal  é uma maneira de planejar o seu dia seguinte com uma boa dose criatividade e diversão.

A ciência já comprovou que quando nos planejamos com antecedência, nosso cérebro é capaz de criar modelos mentais do que desejamos fazer e com isso a nossa capacidade de tomar decisões e nos manter focados aumenta substancialmente. Que tal experimentar então se planejar de uma forma diferente?

4. Tenha uma atividade física

Existem várias razões suficientes para você adotar uma atividade física com a qual se sinta bem. Qualquer que seja, porém, será sempre de um efeito espetacular para relaxar após de um dia cansativo de trabalho.

A caminhada é sempre a mais lembrada, seja pela simplicidade, seja por não exigir maiores esforços, seja, ainda, porque o caminhar relaxa, distrai a mente e provoca uma sensação de bem-estar toda própria dessa atividade. Desse modo, aplica-se bem a quase todo mundo. Se ainda não o faz, experimente.

5. Relaxe de verdade

Promova uma sessão de relaxamento em sua casa. Existem inúmeras maneiras de fazê-lo. Encontre uma com a qual você se sinta bem.

Se não tiver nenhuma, vai aqui uma sugestão bem simples e eficaz: coloque uma música tranquila e deite-se de barriga para cima, com os braços estendidos ao longo do corpo. Feche os olhos e acompanhe mentalmente sua respiração. Isso acalma e relaxa dentro de seu próprio ritmo.

Você pode praticar esse relaxamento quantas vezes desejar, ao longo de seu dia. Para que a carga do trabalho não fique tão pesada, quando puder dispor de um intervalo, faça esse exercício, mesmo sentada. Experimente. É muito bom!

6. Ouça o tipo de música de que você gosta

A música pode ser mágica. Faça uso dela.

Como ela age sobre diversas áreas do cérebro e é um espetacular instrumento de resgate de lembranças, faça uma seleção de músicas das quais você realmente gosta. Não importa muito por qual razão as prefere. Ouvi-las vai provocar reações muito positivas para o seu bem-estar, vai induzir seu corpo a sentir-se bem.

Se você gostar, aproveite e dance também. Será ainda melhor. Dançar pode mesmo constituir mais um item desse elenco de sugestões que apresentamos para você.

7. Medite

Aquela técnica de relaxamento que demonstramos acima (acompanhar a sua própria respiração) é um exercício básico de meditação. Você pode aprimorá-lo, se quiser. Mas, para fins de um bom relaxamento após um dia cansativo de trabalho, é muito eficiente.

Se você quiser, após passar alguns minutos acompanhando sua respiração, você pode pensar numa sílaba qualquer ou numa palavra que lhe seja especial e repeti-la mentalmente, no ritmo de sua respiração. É muito relaxante. Você vai gostar.

Além disso, a meditação oferece outras inúmeras vantagens.

8. Leia um livro de que você realmente goste

Eleja um livro que lhe pareça bom e comece a lê-lo sem pressa, um pouquinho a cada dia, como um ritual. Não para concluí-lo, mas para acompanhá-lo. Pode ser apenas durante poucos minutos, ou durante o tempo que você julgar adequado.

O fato de criar um vínculo com a estória ou com o autor e retomá-lo todos os dias ajuda muito a distrair, a desligar e, por vezes até, a viajar.

Uma boa leitura pode ser como uma conversa com pessoas inspiradoras.

9. Invista em uma noite de sono excelente

Qualquer que tenha sido o seu dia, nada poderá ser melhor que uma excelente noite de sono. Como nem sempre é fácil consegui-la, vão aqui algumas dicas de como preparar uma:

  1. Prepare uma infusão de melissa (Melissa officinalis): coloque água para ferver e, ao levantar fervura, coloque as folhas da planta ou o sachê, abafe com uma tampa e apague o fogo. Deixe em infusão.
  2. Coloque duas ou três gotas de essência de lavanda no piso do box do chuveiro e tome um banho quente relaxante (a água quente faz o óleo volatilizar-se no box; o aroma da lavanda tem um efeito muito relaxante — aromaterapia doméstica!).
  3. Após o banho, beba sua infusão de melissa e deite-se para dormir.
  4. Antes do sono chegar, proceda àquele exercício de relaxamento que indicamos acima.
  5. Pronto. Durma com os anjinhos!

Com essas 9 dicas para relaxar após um dia cansativo você estará em condições de oferecer o merecido descanso à sua mente e ao seu corpo. Além disso, você terá mais argumentos para saber o que fazer para se sentir melhor, para um tempo de qualidade com os seus e estará preparada para o novo dia que chegar.

Gostou deste artigo? Continue conosco e encontre muito mais no Facebook, no YouTube e no SoundCloud.

Shares
Share This