Não é exagero dizer que um livro pode mudar uma vida. Afinal de contas, a leitura é um recurso usado há muitos anos para o crescimento pessoal e intelectual. Tanto que basta visitar uma livraria ou uma biblioteca para notar que há títulos sobre os mais variados assuntos.

Neste post, listamos 10 livros sobre desenvolvimento pessoal que você precisa ler. Eles vão deixar a sua jornada de crescimento muito mais tranquila. Confira!

1. Desperte seu Gigante Interior

Escrito pelo especialista em neurolinguística Anthony Robbins, Desperte seu Gigante Interior revela como acontecem as tomadas de decisões e de que forma podemos trabalhá-las para alcançar os nossos objetivos.

Segundo o autor, todos nós temos a capacidade de mudar em um instante o que quisermos na nossa vida, pois desenvolvemos características únicas quando focamos no aperfeiçoamento de uma área.

Por meio de estudos de casos, testes de autoajuda e um programa desenvolvido especialmente para o leitor, Robbins ensina a romper padrões de comportamento e, assim, a realizar grandes mudanças pessoais.

2. Modificação de Comportamento — O que É e Como Fazer

Inicialmente, Garry Martin escreveu Modificação de Comportamento — O que É e Como Fazer para os estudantes de psicologia que desejam focar na análise do comportamento. No entanto, graças à sua linguagem acessível, o livro também é indicado para quem não pesquisa nem deseja se especializar no assunto.

O trabalho de Martin funciona como uma boa ferramenta para entender o nosso comportamento e, dessa maneira, pensar e aplicar algumas mudanças em nossa vida.

3. Um Novo Mundo — O Despertar de uma Nova Consciência

Eckhart Tolle acredita que a humanidade pode criar hoje um novo universo, uma oportunidade maior do que em qualquer outro momento da história — e essa é a tese de Um Novo Mundo — O Despertar de uma Nova Consciência.

O autor defende que, primeiramente, precisamos realizar uma mudança interna e radical para dar início à nova realidade. Segundo Tolle, precisamos nos livrar do controle do ego, pois o seu domínio nos torna incapazes de ver a dor que causamos a nós mesmos e a outros.

No livro, o leitor aprende de maneira inspiradora e surpreendente a vencer as armadilhas do ego e a descobrir o seu verdadeiro eu. É essa essência que vai ajudá-lo a formar um mundo onde é possível viver em harmonia com tudo.

4. O Poder do Agora

Mais um livro de Eckhart Tolle para a lista. Em O Poder do Agora, o autor nos mostra como passamos a maior parte do nosso tempo pensando no passado e no futuro, ignorando o presente.

E aí está o “pulo do gato” do livro: para mudar a nossa vida, é preciso fazer diferente e começar neste exato momento. Devemos deixar o ego e a mente analítica para trás e adotar conceitos de diversas tradições espirituais (como o budismo, o hinduísmo e cristianismo) para descobrir todo o nosso potencial interior.

Apesar de tocar em assuntos complexos, o livro tem uma linguagem simples e didática, que ensina o leitor a tomar consciência das suas emoções e dos seus pensamentos para, enfim, viver alegre e em paz.

5. O Poder do Hábito — Por que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios

Apesar de não ter formação em nenhuma área relacionada à psicologia, o jornalista Charles Duhigg decidiu estudar, com profundidade, como acontece a criação de um hábito e escrever O Poder do Hábito — Por que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios.

Para criar o livro, o autor entrevistou e pesquisou a história de centenas de pessoas distintas. Nessa empreitada, Duhigg descobriu como alguns hábitos foram importantes para o êxito do nadador Michael Phelps, do herói dos direitos civis Martin Luther King Jr. e do diretor executivo da rede de cafeterias Starbucks, Howard Schultz.

Graças à sua formação como comunicólogo, Charles Duhigg entrega ao leitor um trabalho com uma linguagem extremamente acessível.

6. Princípios Básicos de Análise do Comportamento

Princípios Básicos de Análise do Comportamento foi escrito por 4 mãos: de Márcio Borges Moreira e de Carlos Augusto de Medeiros. Nesse livro, os autores usam uma linguagem dinâmica para apresentar a psicologia comportamental e o comportamento humano.

O livro propõe-se a ajudar profissionais de diferentes área de atuação a compreender melhor o comportamento humano.

 

7. Propósito — A Coragem de Ser Quem Somos

Sri Prem Baba é um guru que decidiu registrar os seus diálogos em Propósito — A Coragem de Ser Quem Somos. Assim, o livro aborda temas ligados aos nossos anseios íntimos e nos mostra o caminho mais sereno para encontrarmos o propósito da nossa própria existência.

8. Quem Pensa Enriquece

“Qual é o segredo que cria milionários?” Napoleon Hill dedicou 20 anos da sua vida para descobrir a resposta dessa pergunta e, por fim, escreveu Quem Pensa Enriquece.

Nesse livro, o autor apresenta a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo — como a de Henry Ford, John Rockefeller e Theodore Roosevelt — e lista para o leitor 15 características comuns a todos esses vencedores.

9. Os Segredos da Mente Milionária — Aprenda a Enriquecer Mudando seus Conceitos sobre o Dinheiro

Se você está no vermelho, é melhor ler Os Segredos da Mente Milionária — Aprenda a Enriquecer Mudando seus Conceitos sobre o Dinheiro e entender “o seu modelo de dinheiro”. Esse é um conceito criado por T. Harv Eker, segundo o qual cada um de nós alimentamos desde a infância crenças que determinam o nosso destino financeiro.

No livro, o autor mostra como substituir uma mentalidade ruim por modos de pensar e de agir que separam as pessoas ricas das demais. O leitor também aprende um método para administrar a sua carteira e aumentar o seu patrimônio líquido.

10. Vencendo a Ansiedade e a Preocupação com a Terapia Cognitivo Comportamental

Escrito pelo criador da psicologia cognitiva, Aaron T. Beck, e David A. Clark, Vencendo a Ansiedade e a Preocupação com a Terapia Cognitivo Comportamental é útil para quem deseja:

  • identificar gatilhos de ansiedade;
  • desafiar pensamentos que levam à angústia;
  • enfrentar situações temidas com segurança.

O livro se baseia em uma abordagem terapêutica desenvolvida e testada há mais de 50 anos.

Como você pôde notar, existem muitos livros sobre o tema, desde os mais teóricos até os best-sellers. Se você quer montar uma biblioteca sobre o assunto sem gastar, pode trocar os exemplares físicos pelos e-books vendidos em lojas on-line, que têm preços mais acessíveis.

Você gostou desta lista com livros sobre desenvolvimento pessoal? Então, continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Quer mudar de carreira profissional? Leia 7 livros e acerte em sua escolha!” e se aprofunde no assunto!

Shares
Share This