Viver momentos de desgaste e estresse no trabalho acabam afetando, tanto o nosso desempenho profissional, como a maneira como nos relacionamos com a família, parceiros e amigos. São tantos os compromissos ao longo do dia consiga mesma, com os filhos, os estudos e as tarefas domésticas, que algumas vezes essas relações acabam prejudicadas. Se por um lado, não conseguirmos administrar tudo de uma só vez, por outro, descontamos em pessoas queridas a frustração vivida em uma carreira por vezes sem propósito. Pensando nisso, no texto de hoje daremos algumas dicas práticas de relacionamento para você aplicar nas diferentes áreas da sua vida!

Converse a respeito dos problemas

Para manter relações saudáveis com as pessoas que convivem com você, é importante não guardar mágoas. Se alguém falou algo que te fez mal, procure conversar com a pessoa e tentar resolver o problema. Guardar esse tipo de emoção só te trará angústia e prejudicará seu estado emocional e até físico.

Respeite as opiniões divergentes

Cada indivíduo tem as suas próprias experiências de vida, o que faz com que tenhamos uma visão de mundo bem diversificada. Logo, respeitar as opiniões alheias não significa, necessariamente, concordar com elas, mas entender que não podemos mudar o pensamento de todos que estão ao nosso redor.

Comece a ter empatia, se colocar no lugar do outro e tentar entender o porquê de ele ter uma visão diferente da sua. Ainda que isso não resolva, talvez essa seja uma forma de conseguir se colocar em uma posição diferente para conviver melhor com a pessoa.

Não leve tudo o que dizem em consideração

Como já dito acima, as convivências diferentes geram pontos de vista igualmente distintos. Isso significa que nem todos concordarão com seu modo de viver ou com suas decisões. Aprender a lidar com isso também é importante para conseguir fortalecer os relacionamentos com as pessoas que você gosta, sejam elas os seus amigos, a sua família, o seu marido ou, até mesmo, os seus companheiros de trabalho.

Organize a sua rotina

A rotina agitada é uma das causas mais frequentes do estresse, e pode te deixar irritada e fazer com que você desconte isso nas pessoas ao redor. Dessa forma, organizar a rotina pode ser um jeito de amenizar a sensação de cansaço mental e te ajudar a conviver melhor com todos.

Separe um tempo para estar com quem gosta

Todos os relacionamentos precisam ser cultivados para que se fortaleçam. Por essa razão, separe um tempo para estar com quem você gosta. No caso dos amigos, por mais que a agenda costume atrapalhar, tire alguns minutos para fazer algumas ligações ou mandar uma mensagem. Afinal, a tecnologia oferece diversas ferramentas, que podemos usar mesmo nos dias mais agitados.

Peça desculpas quando for necessário

Saber quando está errado nem sempre é fácil. Muitas vezes as pessoas até percebem que cometeram o engano, mas têm orgulho demais para admitir o fato. Se tal situação acontecer com você, deixe isso de lado e assuma a responsabilidade por seus atos e palavras.

Não há como cobrarmos do outro uma posição quando nós não a temos. Além disso, ninguém gosta de ser responsabilizado o tempo todo pelas ações do outro. Portanto, aceite as consequências e foque em encontrar a solução para o problema.

Saiba ouvir

É muito bom chegar de um dia exaustivo de trabalho e desabafar, até mesmo para liberar toda frustração que você está carregando o dia inteiro. No entanto, também é primordial saber ouvir as queixas dos que convivem à sua volta.

Pergunte a eles como foi o dia, se algo aconteceu de diferente na rotina de cada um. Isso é importante, principalmente, quando se trata dos seus filhos ou do seu companheiro, pois o diálogo é a chave para uma boa convivência familiar.

Confie

No mundo, há as pessoas boas e as que se aproveitam das outras, infelizmente. Com isso, muita gente acaba criando uma forma de proteção ao não confiar no próximo, o que gera uma barreira e impede que se tornem mais próximos.

Embora seja necessário sempre observar quem está ao seu redor, não deixe de se relacionar melhor com as pessoas apenas para se proteger. Quando você souber em quem confia, mostre isso à pessoa e também aos outros que os conhecem. Tudo isso faz com que o laço entre vocês seja fortalecido.

Conheça as pessoas e a si mesmo

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o autoconhecimento é extremamente importante para a construção dos relacionamentos. Logo, ao descobrir quais são seus desejos, preferências, habilidades, afinidades e até quais são os seus pontos fracos, você consegue se tornar uma pessoa mais independente e também mais autossuficiente.

Isso significa que você não cobrará das pessoas que estão ao seu redor algumas atitudes, que teriam como objetivo apenas a própria validação e não são saudáveis dentro de um relacionamento.

Além de conhecer a si mesmo, buscar conhecer as pessoas com quem você se relaciona também é muito bom. Procure saber mais sobre elas. Questione-as sobre valores, vontades, família, e outros assuntos, que possam fazer com que você as entenda melhor.

Saiba como colocar em prática as dicas de relacionamento

Todas essas dicas não precisam ser colocadas em prática de uma vez só. Isso pode ser uma adaptação gradual, com mudanças diárias na forma como você vê a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Ainda há a opção de fazer cursos que promovam o autoconhecimento e também aperfeiçoem suas habilidades de comunicação.

Alguns deles inclusive oferecem as ferramentas necessárias para que você inove em sua vida, o que pode ser necessário. Caso você esteja insatisfeita com sua vida profissional, por exemplo, a transição de carreira pode ser indicada e um suporte será essencial. Aliás, vale lembrar que talvez seja esse o problema que está afetando os seus relacionamentos.

O importante é sempre procurar uma melhoria interna e conseguir ser mais feliz, para socializar com as pessoas de forma saudável e satisfatória. No início pode até não ser fácil, mas aos poucos você perceberá como essas dicas de relacionamento podem melhorar e muito sua convivência com aqueles que estão ao seu redor.

Você gostou do texto? Quer receber outras dicas que podem ajudá-lo a mudar o seu estilo de vida? Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Soundcloud e YouTube!

Shares
Share This