Por mais que você já tenha um bom emprego, que te proporciona uma excelente qualidade de vida, você ainda sente que não está no caminho certo e anseia por realizar algo novo, não é verdade? Montar o seu próprio negócio é uma ótima opção para quem quer se ver livre da insatisfação profissional. Mas como juntar dinheiro para isso?

Com tantas responsabilidades financeiras, gastos com a casa, escola para os filhos, alimentação, vestuários… se torna cada vez mais difícil acumular o montante necessário para abrir a sua empresa e seguir acreditando no sonho do próprio negócio.

Pensando em te ajudar a sair, de uma vez por todas, dessa situação, escrevemos este artigo contando como você pode juntar dinheiro e montar o seu próprio negócio. Quer saber mais? Continue lendo e confira!
 

Faça um planejamento e organize-se

Para começar a juntar dinheiro da maneira certa, a primeira coisa que você precisa fazer é um planejamento, para conseguir se organizar.

Coloque na ponta do lápis todas as suas receitas e despesas, a fim de verificar quanto os seus custos comprometem o seu orçamento.

Por meio do planejamento, você vai traçar estratégias eficientes para conseguir alcançar o seu objetivo. Caso contrário, você corre o risco de perder o controle das suas finanças e se distanciar, ainda mais, do sonho de abrir o seu próprio negócio.

Feito o planejamento financeiro, basta se organizar para juntar o dinheiro necessário. Com uma organização eficiente, você vai conseguir alcançar o seu objetivo, sem comprometer a sua qualidade de vida.
 

Estabeleça metas

Depois de fazer seu planejamento, é necessário que você estabeleça suas metas. Esse é um método utilizado pela maioria das empresas para transformar sua missão em um verdadeiro sucesso.

Pois, para conseguir bons resultados, você precisa saber exatamente qual caminho seguir. Ou seja, se as suas metas não forem bem definidas, ficará difícil mensurar o seu desempenho.

Além disso, as suas metas precisam ser possíveis de serem alcançadas, caso contrário, você terá dificuldades para conquistar o seu objetivo e se sentirá frustrado por isso, achando que todos os seus esforços foram em vão.

Analise como você quer alcançar as suas metas e estabeleça um tempo para isso, seja ele a curto, médio ou longo prazo.
 

Pague suas dívidas

As dívidas podem se tornar um grande empecilho para juntar dinheiro. Isso porque, geralmente, elas comprometem boa parte do orçamento, impossibilitando você de separar uma quantia todo mês para seu objetivo.

Se você tem problemas com dívidas em atraso, procure o seu credor o mais rápido possível e resolva essa situação. Se possível, antecipe o pagamento das suas parcelas para se livrar da dívida mais rápido e diminuir o pagamento de juros.

Um dos problemas das dívidas é que sempre que você termina de pagá-las, já sente necessidade de adquirir uma nova. Por isso, é importante depois de quitá-las, não obter outras e assim direcionar esse dinheiro para o seu negócio.
 

Elimine os gastos desnecessários

Gastos desnecessários todo mundo tem, mas para poder identificá-los é preciso você analisar o seu planejamento financeiro. Nele você relacionou todas as suas despesas, correto? Então, torna-se mais fácil de avaliar quais gastos podem ser eliminados, ou pelo menos, diminuídos.

Gastos supérfluos, são todas aquelas despesas que você pode cortar, sem que prejudique a sua qualidade de vida e de sua família, por exemplo:

  • jantares em restaurantes;

  • idas constantes ao cinema;

  • realizar compras por impulso;

  • viagens nos feriados prolongados;

  • happy hour depois do trabalho etc.

Isso não quer dizer que você está proibido de realizar uma atividade diferente com sua família, mas é importante ter em mente que você tem um objetivo para alcançar, e ele não será atingido se você, ao menos, não diminuir essas despesas.
 

Faça um empréstimo

O empréstimo também é uma opção para conseguir dinheiro para montar o seu negócio. Entretanto, é necessário ter muito cuidado. Isso porque o Brasil é um dos países que possuem uma das maiores taxas de juros do mundo, assim, é importante prestar muita atenção e fazer uma boa pesquisa entre os bancos para saber qual é a melhor opção para você.

Existem algumas instituições bancárias que oferecem um bom negócio para quem quer abrir a sua empresa. Mas fique atento, porque quanto maior a quantia necessária para o empréstimo, maior serão os juros. Além disso, o banco também pode exigir uma garantia.
 

Realize um investimento de baixo risco e boa liquidez

Essa opção é muito interessante, porque você pode aplicar o seu dinheiro em um investimento que te proporcione uma boa liquidez, mas com um baixo risco.

Por isso, o auxílio de um profissional nesse momento se torna indispensável para não correr o risco de perder dinheiro. Ele saberá analisar o seu perfil de investidor, assim como realizar a aplicação de maneira assertiva.

Entretanto, é importante você saber que todo investimento possui um risco. Além disso, não será possível realizar o resgate no momento que você bem entender, já que esse dinheiro precisa permanecer investido por um determinado tempo. Caso contrário, você corre o risco de ter grandes prejuízos.
 

Recorra para as agências de fomento

As agências de fomento são instituições que trabalham com chamadas ou editais e oferecem créditos com juros muito baixos, e até mesmo nulos.

O BNDES, SENAI, FINEP, são exemplos de agência de fomento, os quais oferecem financiamento para você conseguir abrir o seu negócio.

Para poder participar você precisa estar atento aos editais. Uma boa ideia é acompanhar essas organizações nas redes sociais para se manter atualizado sobre possíveis chamadas.

Juntar dinheiro é uma tarefa que exige muita disciplina e determinação. Você precisa estar focado no seu objetivo para se motivar e buscar novas estratégias para alcançar o seu propósito. Quando você tem um sonho muito grande, ele pode parecer impossível para a maioria das pessoas, por isso, é importante que você não dê ouvidos para comentários infelizes. Olhe para o alvo, jamais para os obstáculos. Com essa determinação você vai longe e, com certeza, alcançará o sucesso!

Aprendeu como juntar dinheiro? Viu só como não tem segredo? Agora, se você quer continuar recebendo dicas incríveis como estas, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Shares
Share This