De acordo com a GEM Brasil, 34,5% das pessoas que têm entre 18 e 64 anos se consideram empreendedoras. Ao todo, são 45 milhões de pessoas movimentando o empreendedorismo em nosso país.

Existem dois tipos de empreendedorismo: o motivado por necessidade e aquele que surge por oportunidade. Na atual conjuntura econômica, especialistas acreditam que o empreendedorismo por necessidade cresça, o que causa uma apreensão acerca da formação destes profissionais. Para entender os motivos da capacitação, contrariar as estatísticas e saber quais são os cursos essenciais para um empreendedor de sucesso, confira o que preparamos para você!

Por que buscar capacitação profissional no empreendedorismo?

Empreendedores por necessidade iniciam um empreendimento autônomo por não terem melhores condições de trabalho, fazendo com que precisem abrir um negócio para gerar renda para si e seus familiares. Os empreendedores por necessidade, por outro lado, iniciam um novo negócio mesmo quando têm outras alternativas no mercado. Têm um nível de escolaridade e capacitação mais alta, aumentando a renda e o desejo por independência.

Ainda de acordo com a GEM Brasil, em 2014, 70,6% dos empreendedores declaravam estar motivados pela oportunidade. Contudo, devido ao aumento do  desemprego e à retração do mercado, cresce o empreendedorismo por necessidade. Os riscos desse fenômeno estão na tomada de decisões precipitadas, na ausência de planejamento e nos desafios em transformar necessidade em oportunidade.

No Brasil, 31% da população enquadra-se em um perfil “situacionista”, segundo a GEM. Esse perfil faz referência a quando uma pessoa deseja muito ter o próprio negócio, mas só o faz por um impulso maior, como um desemprego ou uma oportunidade muito atraente.

É bem verdade que curso algum nos torna prontos para enfrentar os desafios do mercado, mas certamente eles nos fornecem ferramentas. Ser motivado por necessidade não é necessariamente ruim. Isso depende da forma como o empreendedor encara a situação. Correndo atrás de conhecimento e de entendimento sobre o mercado, é possível que ele se destaque.

Quais cursos são essenciais para um empreendedor de sucesso?

Você deseja ser dono de seu próprio destino? Ter uma boa ideia é apenas o primeiro passo para começar um negócio de sucesso. Para tomar as atitudes certas, escolher os melhores sócios e colaboradores e definir dinâmicas de crescimento e inovação, é preciso ter uma boa base. Veja quais são os cursos essenciais para um empreendedor de sucesso!

Desenvolvimento humano

Empreender por si só já é um grande processo de autoconhecimento. A todo momento o empreendedor se depara com suas forças e fraquezas, precisando tomar decisões de forma assertiva e, ao mesmo tempo, alinhadas com seus objetivos de vida.

Um negócio de sucesso, além de atender com qualidade e diferenciação uma demanda de mercado, está também alinhado ao estilo de vida dos sonhos do empreendedor. Afinal, de que adiantaria ter ”sucesso” sem qualidade de vida? O autoconhecimento é necessário para que você possa criar um negócio no qual possa usar seus talentos, seguir alinhado com seus valores e colocar em prática seus sonhos de vida.

A mentalidade empreendedora, por sua vez, é o que vai diferenciar aqueles que prosseguem, dos que desistem nos primeiros obstáculos. A forma como você pensa e se comporta em relação ao seu negócio, suas finanças e suas metas é o que determinará muitos de seus resultados. Desenvolver o seu negócio começa por desenvolver a sua própria vida.

Estratégia de negócios

Desenvolver um plano de negócios estratégico é um dos primeiros passos para um empreendimento de sucesso. Por isso, cursos que tenham como objetivo o desenvolvimento de habilidades estratégicas e planejamento no contexto do empreendedorismo são essenciais. Não espere respostas prontas: esses cursos irão fornecer ferramentas para que você tome decisões mais eficientes!

Habilidades de Liderança

Qualquer profissional que deseje trabalhar por conta própria precisa desenvolver habilidades para liderar e estar preparado para a tomada de decisões. Para isso, não basta sair por aí distribuindo ordens. É preciso desenvolver a escuta, criar uma boa relação com clientes, funcionários e fornecedores, além de ter jogo de cintura e muito carisma!

Busque por cursos de criatividade, gestão e tudo o que possa ajudá-lo a entender os novos desafios do mercado. Até mesmo cursos de dança e meditação podem ajudá-lo nessa empreitada!

Marketing e vendas

Pode até ser que você não vá trabalhar diretamente com isso. No entanto, é certo que, se você está criando o seu negócio, é preciso entender que tipo de mensagem você quer passar aos seus clientes e como fazer isso. Entender um pouco sobre atendimento 2.0, estratégias digitais, mídias sociais e branding pode ajudá-lo a conversar melhor com profissionais de marketing e consolidar uma identidade corporativa eficiente, que propague o seu empreendimento entre os públicos certos.

Além disso, cursos de vendas ajudam seus alunos a identificar caminhos para aumentar, em curto e médio prazo, as receitas, trazendo caixa para melhorar os investimentos.

Finanças

Além de entender as dinâmicas do marketing, vendas e da gestão de pessoas, um bom empreendedor precisa gerir de forma eficiente as finanças da empresa. Um curso de finanças ajuda o aluno a diferenciar gastos empresariais dos pessoais, bem como técnicas para não perder o controle financeiro em qualquer contexto, seja ele de crise ou de crescimento econômico. Ter uma noção sobre capital de giro, investimento, aplicações, ações, bem como custo de produção, comercialização e frete, entre muitos outros, é essencial para a saúde financeira do negócio!

Operações

Saber gerenciar operações ou ter noções sobre o assunto é uma grande vantagem para qualquer empreendedor. Afinal, a compra e a gestão de estoques e de insumos afeta diretamente a saúde financeira das empresas. No caso das empresas de serviços, a gestão de operações afeta diretamente a rotina dos colaboradores, bem como o ambiente de trabalho e o resultado final.

Tendências de mercado

Um bom empreendedor busca entender o mercado que está atuando. Conhecimentos vagos não contam: é preciso procurar a informação com afinco! Somente assim você saberá prever tendências, se preparar para oscilações e para o lançamento de serviços e produtos no momento mais oportuno. Além disso, um bom entendimento de mercado irá ajudá-lo a administrar melhor a relação com clientes, concorrentes e fornecedores.

Como desenvolver uma mente empreendedora?

Oferecemos aqui o Empreenda com Propósito, um programa especial que pode ajudá-lo a descobrir seu propósito e criar um negócio alinhado com seu estilo de vida — ou com o estilo de vida com que sempre sonhou! O programa de coaching e mentoring é online e ajuda pessoas a mergulhar fundo tanto no autoconhecimento e como nas estratégias de criação de um negócio.

Já o Vida Rica é um programa como foco na mentalidade financeira que ajuda você a trabalhar suas crenças e pensamentos para remover o que está limitando sua prosperidade e seu sucesso (seja na vida pessoal como nos negócios!). Assim, você desbloqueia os entraves e auto-sabotagens que estão impedindo a concretização do seu empreendimento pessoal.

Para ser um empreendedor de sucesso, não basta ter uma ideia e discursar como Steve Jobs: é preciso estudar, conhecer o mercado e se abrir para o que as pessoas têm a ensinar. Está sem tempo para conciliar o trabalho atual com um Plano B? Procure a flexibilidade dos cursos online! Se você quer iniciar um 2017 mais repleto de prosperidade e propósito, conheça nosso trabalho e todas as possibilidades que oferecemos para a comunidade empreendedora de nosso país!

Shares
Share This