Você sabe o que é procrastinar? Esse verbo vem da palavra “procrastinação”, que significa o adiamento de uma ação — popularmente conhecido como “empurrar com a barriga”. Estamos falando da velha mania de deixar tudo para depois.

Quando gostamos de fazer algo, tendemos a não procrastinar. A procrastinação costuma aparecer quando nos deparamos com obrigações. Vamos fazer um relatório agora? Talvez não. Vamos para a praia ou fazer compras no shopping? Claro que sim! Percebeu como funciona?

A procrastinação faz com que deixemos de fazer algo, geralmente importante. Hoje você vai analisar seu comportamento e encontrar os motivos que te levam a procrastinar. Continue a leitura e aprenda, em 13 passos, como superar a procrastinação.

1. Determine seus objetivos

O primeiro passo para você superar a procrastinação é determinar quais são os seus objetivos. Onde você deseja chegar? O que quer realizar? Quando determinamos nossos objetivos, passamos a ter uma ou mais razões para batalhar. É por elas que você vai se esforçar mais, não desistirá e fará todas as mudanças necessárias em sua vida.

2. Aproveite-se mais de seus hábitos e personalidade

O próximo passo para superar a procrastinação é aproveitar-se mais de seus hábitos e personalidade. Se você rende mais em determinados horários ou períodos, faça com que suas tarefas mais importantes sejam realizadas neles.

Da mesma forma, se você tem dificuldade em absorver conteúdo em uma sala de aula on-line, busque por cursos presenciais para melhorar o seu rendimento. Apesar de algumas pessoas taxarem nossos hábitos como estranhos ou a nossa personalidade como difícil, nós podemos aproveitá-los de diferentes formas.

3. Faça um balanço e enumere suas tarefas

Sabendo quais são seus objetivos e identificando pontos positivos em relação aos seus hábitos e personalidade, chegou o momento de fazer um balanço com todas as suas tarefas.

Enumere cada uma delas para ter noção do tamanho de sua responsabilidade. Você pode agrupá-las por tipo, determinando quais são importantes, urgentes e as que têm baixa prioridade.

4. Estabeleça prazos para a realização das atividades

Listou e organizou tudo conforme descrevemos no tópico anterior? Estabeleça prazos para a realização de cada uma de suas atividades.

Quando for determinar os prazos para elas, apenas tome cuidado para não se assustar com o volume e acabar estendendo o período de realização. Coloque um prazo alcançável e curto o suficiente para que você não caia na armadilha de que “existe tempo para enrolar e começar mais tarde”.

5. Antes de procrastinar, pergunte-se o motivo

Se mesmo diante de um cenário organizado você tiver vontade de procrastinar, confronte isso com os seus objetivos. Pergunte-se o porquê de querer procrastinar e como isso afetará os objetivos determinados lá no primeiro tópico. Será que vale a pena?

6. Identifique o que atrapalha sua disciplina

Aproveite os momentos em que você identifica a presença da procrastinação em sua rotina para encontrar o que atrapalha sua disciplina. Televisão? Telefone celular? Preocupações com os problemas de casa? Faça uma lista com todos eles e busque soluções práticas.

Quando precisar de concentração e disciplina, faça com que cada um dos motivos que te atrapalham fique distante o suficiente para que você mantenha uma boa produtividade.

7. Busque ter foco na realização das tarefas

Começou? Termine! Não deixe as coisas pela metade. Se você tem dificuldade para executar muitas tarefas ao mesmo tempo, não tenha vergonha e aceite sua limitação. Faça uma tarefa de cada vez, com qualidade e entregando um resultado positivo.

Ao agir assim, você ganha o respeito dos demais e o devido valor pelo método que adota para realizar suas atividades.

8. Lembre-se das recompensas por cada trabalho feito

O que você vai ganhar com a conclusão de cada tarefa? Qual será a sua recompensa no final de um trabalho? Pense nisso frequentemente, pois essa é a motivação que você necessita para continuar seguindo em frente.

Caso você não enxergue uma dessas recompensas tão próxima de seu momento atual, faça diferente: premie-se. Escolha algo que você gosta de comer ou fazer e permita-se parar um momento para relaxar quando vencer alguma etapa.

9. Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para que você saiba quais são os seus pontos positivos e quais são os que necessita melhorar. Por meio do autoconhecimento, é possível adquirir uma maior capacidade de concentração e de amor próprio.

Ao se conhecer por completo, será absolutamente normal reconhecer suas limitações e capacidades, o que te levará a buscar constantemente por melhorias.

10. Seja realista com suas metas

Não adianta estabelecer metas inalcançáveis. Seja realista! As metas nos ajudam a direcionar nossos esforços, tornando a jornada mais prazerosa e com base em um propósito.

Quando você se impõe metas impossíveis, as chances de se frustrar e querer desistir de tudo são maiores.

11. Pense e aja positivamente

Você conhece a lei da atração? Isso significa que agir negativamente só vai proporcionar coisas ruins para você. Faça diferente e comece a enxergar pontos positivos em tudo o que está a sua volta. Coloque doses de positividade em seus discursos, em seus atos e na maneira de pensar.

12. Compartilhe seus objetivos

Amigos e familiares são pessoas que estão ao nosso redor para tornar nossas vidas especiais. Você torce por eles? Com certeza eles também torcem por você! Compartilhe com eles seus objetivos para ganhar o apoio incondicional deles.

Quando precisar de forças para continuar, é dessas pessoas que a palavra amiga que você necessita sairá. Quem tem amigos verdadeiros e familiares por perto, tem o apoio necessário para nunca desistir de um objetivo.

13. Não espere o momento perfeito para mudar

Com base nas dicas apresentadas até agora, você encontrou motivos para mudar sua atitude e parar de procrastinar? Não espere o momento perfeito para realizar essa mudança. O tempo está correndo e as oportunidades passando diante de você.

Aproveite essas palavras motivacionais para mudar os hábitos que prejudicam o seu foco e concentração. Pare de procrastinar e continue buscando pela realização dos seus sonhos.

Diante das dicas apresentadas para que você abandone o hábito de procrastinar, o que falta para você superar a procrastinação? Adote uma postura vencedora e sinta-se melhor consigo. Deixe o seu comentário logo abaixo e fale um pouco mais sobre você, seus objetivos, frustrações e orgulhos.

Shares
Share This