Carreira profissional, responsabilidades familiares, atividades pessoais. Com tanta coisa ao mesmo tempo, nem sempre é fácil equilibrarmos todas essas tarefas. Por isso, muitas profissionais de sucesso acabam negligenciando suas necessidades pessoais.

Fazer uma refeição decente, ler um bom livro ou tomar um banho relaxante e outros hábitos simples podem ficar comprometidos. Quando isso acontece, muitas de nós se sentem fracassadas e desmotivadas. Em vista disso, a pergunta é: como organizar meu dia a dia a fim de cuidar das minhas responsabilidades e, ainda assim, encontrar tempo para mim mesma?

Às vezes, achamos que temos pleno controle do nosso tempo. Por isso, é importante identificarmos os sinais de desorganização. Fique atenta ao que familiares e amigos dizem que podem indicar a necessidade de fazer ajustes em sua rotina.

Por exemplo, levar trabalho para terminar em casa, quando esse tempo poderia ser usado para cuidar de si mesma ou para passar com a família e os amigos, pode ser indício de falta de organização. Outro sintoma comum é quando o dia inicia e você tem tanto serviço que não sabe por onde começar.

Vamos, portanto, às dicas de como organizar melhor o seu tempo e cuidar de si mesma:

Estabeleça prioridades

Gerenciar o tempo nem sempre é uma tarefa fácil. Ele voa, especialmente quando estamos envolvidos em coisas das quais gostamos. Por isso, o primeiro passo é determinar o que realmente é prioridade.

Prioridades profissionais

No campo profissional, prioridade é tudo o que está diretamente relacionado ao seu trabalho. Na hora de decidir quais atividades desempenhar primeiro, a dica é priorizar as mais urgentes e complexas; afinal, as primeiras horas do trabalho são, geralmente, as mais produtivas. Deixe por último os afazeres menos importantes, pois se não der tempo de cumpri-los, não precisaremos levar trabalho para casa e nem nos sentiremos culpadas.

E não se esqueça de criar uma agenda diária com a lista desses afazeres, pois isso contribui na organização do seu tempo.

Prioridades familiares

Na esfera familiar, dê preferência a seu cônjuge e aos seus filhos. Nada é mais importante do que brincar com as crianças ou programar um jantar a dois com o marido. No entanto, há outros membros da família que merecem nosso tempo e atenção. Por exemplo, invista um pouco do seu tempo com seus pais para conversarem e se apoiarem.

Aqui o que importa não é somente a quantidade de tempo que você dedica a cada pessoa querida, mas principalmente o seu nível de presença. A presença é a sua capacidade de se manter focada e atenta no agora. Ou seja, não adianta de nada estar com os filhos mas conectada no celular, o ideal é estar imersa nas atividades com os pequenos, as mensagens ou tarefas devem esperar. Estando presente você vai perceber que o tempo é muito melhor aproveitado e poucas horas podem ter uma intensidade para guardar na lembrança.

Tarefas que podem ser delegadas

Há muitas atividades essenciais que geralmente consomem tempo, mas não precisam ser executadas pessoalmente por você. Por exemplo, as tarefas de buscar as crianças na escola ou de fazer compras podem ser realizadas pelo seu marido ou por sua funcionária ou ajudante.

Dicas de organização

Além dessas dicas, outras sugestões podem ser úteis para que você organize sua vida e tenha mais tempo para cuidar de si mesma:

Tenha uma agenda

Anote seus compromissos importantes, como reunião na escola, consultas médicas e dia de folga da funcionária de sua casa. Mantenha essas anotações num lugar de fácil acesso. Pode ser em notas no computador, sobre a mesa da cozinha ou até presas à geladeira. Alguns aplicativos ajudam a criar listas, compromissos e lembretes de forma fácil e prática.

Deixe as crianças participarem

Dependendo da idade dos seus filhos, envolva-os em tarefas domésticas que os adultos muitas vezes acham chatas. Arrumar a cama, guardar a louça ou organizar as roupas no armário podem ser uma festa para as crianças e um grande alívio para você, desde que tudo seja abordado de forma divertida e didática.

Programe suas contas

Já precisou sair às pressas para pagar uma conta, ou pior ainda, pagar com atraso porque se esqueceu dela? Para ganhar tempo, cadastre contas regulares de consumo no débito automático de seu banco ou anote numa agenda o vencimento pelo menos um dia antes da data limite. Quitar as contas pelo aplicativo de celular do seu banco também ajuda muito na hora de economizar tempo.

Seja modesta

Determine a quantidade de afazeres que razoavelmente conseguirá cumprir no dia. Opte por poucas tarefas, mas faça-as bem. Isso lhe dará um senso maior de satisfação.

Recompense a si mesma

Após ter conseguido aquilo que planejou para o dia, nada mais justo que presentear a si mesma. Saia com amigos, vá ao cinema ou às compras no shopping. Aproveite a sensação de dever cumprido e relaxe.

E por mais que essa dica pareça muito simples, é uma das mais difíceis de serem colocadas em prática. Mas comemorar cada pequeno avanço é o que vai lhe impulsionar a dizer os ”nãos” que são necessários para ter mais tempo para si.

A importância de organizar seu tempo

Todos sabem que a mulher tem uma força interior impressionante; mas não esqueça de que você é um ser humano, não uma máquina. Tire de sua mente a ideia de que você é uma super-mulher, pois isso é apenas uma fantasia, não precisamos exigir tanto de nós mesmas.

Além disso, se você não cuidar de si, ninguém fará isso por você. É verdade que muitas pessoas precisam de você, como sua família, seus amigos e sua empresa, mas, se não cuidar de si mesma, não poderá cuidar dos outros. Isso não é egoísmo; na verdade, é um gesto de altruísmo.

Coisas que você pode fazer para si mesma

Cuide de sua saúde

Com boa saúde, teremos energia e disposição para qualquer atividade. Não desconsidere os sinais de seu corpo. Procure imediatamente um médico quando perceber que algo não vai bem e faça um check-up regularmente. Não caia na armadilha de trabalhar tanto que não encontra tempo para sua saúde.

Cuide de sua mente

O equilíbrio emocional é fundamental para que você consiga gerenciar sua vida. Assim, há muitas coisas que podem ser feitas para se ter uma boa saúde emocional, tais como:

  • Ouça música: quando ouvimos músicas relaxantes, nossos pensamentos voam e nosso cérebro se desliga da loucura do dia a dia.
  • Estabeleça horário para dormir e acordar: quando temos uma boa noite de sono, acordamos mais dispostos porque nosso cérebro “desliga”, trazendo sossego.
  • Leia: além de ser um ótimo exercício para o cérebro, a leitura nos faz “viajar”. Assim como a música, a leitura descansa nossa mente.
  • Medite: uma atividade simples que pode ser incluída ao longo do seu dia. Com a prática você alcançará ótimos níveis de relaxamento em poucos minutos.

Cuide do seu corpo

A prática de atividade física proporciona vários benefícios. Ajuda na prevenção e reabilitação da saúde, além de auxiliar no caráter, na disciplina e na tomada de decisões na vida diária. Por isso, movimente-se. Faça caminhada, pedale, frequente uma academia ou faça qualquer coisa que mexa com seu corpo.

Passe tempo com a família e os amigos

Rodeie-se de pessoas que podem lhe dar força e encorajamento. Não permita que sua carreira a afaste daqueles que são realmente importantes para você.

No entanto, muitas vezes precisamos realmente avaliar a possibilidade de mudança de emprego. Nesses momentos, passam pela nossa mente muitos sentimentos conflitantes. Pode ser que você realmente ame o que faz. Talvez tenha alcançado o sucesso financeiro que sempre sonhou, mas, ao mesmo tempo, percebe que está negligenciando outras coisas igualmente importantes.

Não se preocupe com o que outros vão pensar

Converse sobre o assunto com pessoas próximas, como familiares ou amigos. Satisfação profissional e financeira não podem estar à frente de sua satisfação pessoal.

Diante de tudo isso, a pergunta inicial — como organizar meu tempo? — pode deixar de existir. O momento agora é partir para a ação e não desanimar quando as dificuldades surgirem. Caso você tenha alguma dúvida ou queira me contar como consegue cuidar de si mesma e das demais tarefas do dia a dia, deixe seu comentário!

Shares
Share This