O conceito de carreira deixou de ser, para grande parte dos profissionais, apenas conseguir um emprego que pague bem, trabalhar oito horas por dia e tentar garantir uma aposentadoria segura. Hoje, as pessoas estão em busca de desenvolvimento pessoal e da concretização de sonhos. Muitas delas não conseguem atingir esse nível e acabam se transformando em profissionais frustrados, insatisfeitos com a sua vida, mas que não sabem como mudar.

O conceito de coaching profissional nasceu para mudar a realidade dessas pessoas. Originado no mundo esportivo em meados da década de 50, começou a ser utilizado no mundo corporativo, nos últimos 30 anos, com objetivo de maximizar os resultados de pessoas e organizações. Seu trabalho se desenvolve com a parceria entre dois elementos:

  • O coach: “treinador” em inglês, profissional que domina as técnicas para ajudar pessoas a se desenvolverem
  • O coachee: indivíduo que está em busca de auxílio para atingir metas e concretizar sonhos

Essa estratégia ganhou mais espaço há alguns anos e vem se expandindo para além do mundo corporativo, graças às pessoas que desejam reinventar, encontrar coragem para realizar mudanças na vida, estimular a suas competências, lidar com dificuldades e tomar decisões.

Mas, na prática, como o trabalho desses profissionais pode impulsionar a vida das pessoas e mudar as suas carreiras? Confira no nosso post 6 benefícios trazidos pelo coaching profissional!

1. Atingir resultados

Gostamos de acreditar que profissionais que atingiram o sucesso contaram com a ajuda da sorte. Mas a verdade é que essas pessoas desenvolveram uma série de hábitos e comportamentos para chegar onde chegaram — e não é fácil conseguir isso sem ajuda.

Um exemplo do trabalho de coaching é o filme “Coach Carter: Treino para a Vida”, de 2005. A obra conta a história de Ken Carter, ao assumir o time de basquete do colégio Richmond, marcado por uma série de derrotas, indisciplina e insubordinação.

O treinador passa a impor várias regras aos estudantes, como exigir que as notas se mantenham acima da média, tratar aos mais velhos como “senhor” e “senhora” e usar um vestuário específico. Mas, acima de tudo, ele começa a se preocupar com a vida dos estudantes fora de quadra, ajudando-os a superar suas fraquezas e medos.

O resultado? Você precisa assistir ao filme para saber. Mas o que podemos adiantar é que o trabalho de Carter ajuda a melhorar não apenas os resultados do time, mas a vida dos seus jogadores. E é exatamente isso que um coach faz: extrai o melhor das pessoas e as ajuda a atingir os resultados que desejam.

2. Tirar planos do papel

Muitos profissionais passam 10, 15, 20 anos em empregos que não lhes trazem satisfação por medo de mudar, por não acreditar na própria capacidade ou por temer de desafios. O trabalho do coach é ajudar essas pessoas a tirarem planos do papel. Seja abrir um negócio próprio, largar um emprego, trocar de área ou atingir uma carreira internacional.

Não importa o tamanho dos sonhos. Por meio do coaching profissional, é possível definir objetivos concretos, delimitar estratégias em curto ou longo prazo e criar planos de ação.

3. Melhorar a performance profissional

Se o seu sonho é se recolocar profissionalmente, buscar novas oportunidades na área, conseguir uma promoção ou melhorar o seu desempenho na empresa em que trabalha, o trabalho de coaching é um excelente ponto de partida para alinhar as suas expectativas profissionais às habilidades que já possui.

Em muitos casos, também ajuda a desenvolver as competências que faltam, de acordo com os objetivos da empresa em que deseja trabalhar ou área em que quer atuar. O coach pode indicar as melhores ferramentas e capacitações — como treinamentos, cursos online, especializações e leituras — que ajudem a melhorar a sua performance profissional e atuação.

Em um mundo tão competitivo, essa parceria é essencial para construir um plano de carreira sólido e consistente, por trazer uma visão realista sobre o estado atual de um profissional e o que realmente lhe falta para chegar onde deseja, no menor espaço de tempo.

4. Aperfeiçoar habilidades pessoais

Fazer o que se gosta é um remédio para alma. Se o seu campo profissional não vai bem, dificilmente você estará satisfeito consigo mesmo. E isso se reflete nas suas relações pessoais, motivação, produtividade e na própria saúde mental.

Se deixar influenciar pelo ambiente, manter sempre um pensamento negativo e agir sem autoconfiança são comportamentos que não produzem resultados positivos. O trabalho de coaching profissional é essencial para a carreira, mas também para maximizar o seu potencial individual e afastar esses hábitos. Pessoas que estão felizes com o que fazem são as que se tornam a melhor versão de si mesmas.

5. Obter autoconhecimento

A metodologia do coaching é essencialmente voltada para o autoconhecimento, permitindo que as pessoas descubram em que elas são boas, reflitam sobre os seus valores, avaliem seus pontos fortes e outras habilidades.

Conhecer a si mesmo é uma forma de refletir sobre o rumo que a sua vida está tomando, ter mais clareza acerca dos seus objetivos e das suas motivações: Elas são movidas por uma imposição social, vontade de terceiros ou são realmente suas?

Com as respostas para essas perguntas, você será capaz de agir com mais clareza. Esse é um dos passos mais importantes, não apenas para a tomada de decisões profissionais, mas para o crescimento também no âmbito pessoal.

6. Experimentar novas possibilidades

O modelo de trabalho tradicional é baseado em uma premissa na qual um indivíduo presta vestibular, ingressa em uma universidade, se forma, trabalha em uma empresa renomada, ganha uma promoção, atinge estabilidade no cargo e se aposenta. E, no intervalo dessas atividades, a felicidade e a satisfação pessoal acabam sendo esquecidas.

Muitos profissionais acabam se prendendo a esse modelo e dificilmente conseguem usar seus talentos e sua capacidade criativa para experimentar novas possibilidades.

O coaching profissional possui um papel fundamental para que as pessoas saiam da sua “zona de conforto”, explorem possibilidades que lhes tragam um novo estilo de vida, vivenciem sonhos que estão esquecidos há anos e, finalmente, tenham coragem para fazer mudanças.

E então, gostou das nossas dicas? Você já conhecia o trabalho de coaching profissional? Se ainda restaram dúvidas ou se desejar mais informações sobre essa atividade, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

Shares
Share This