Os emails não param de chegar. Caixa postal lotada. Grupos e mais grupos no Whatsapp. A todo momento o smartphone dá um sinal indicando que tem algo novo para você verificar no Facebook. Ou no Instagram. Ou no Twitter…

Quando foi a última vez que você ficou offline por 24h? Muitas pessoas nem lembram…

No final de 2014, depois que realizei um grande evento online, transmitido para cerca de 11 mil pessoas, minha ‘‘vida digital’’ explodiu.

Eu estava sempre com a sensação de estar atrasada. Centenas de mensagens para responder no Facebook… todo dia. Quatro caixas postais com dívidas de mais 350 emails cada uma… e que não paravam de crescer. As redes sociais que eu não conseguia dar conta de atualizar…

A maioria das pessoas entra nesse buraco negro digital e nem se dá conta. De repente, se gasta mais tempo tentando apagar esse incêndio ao invés de estarem produzindo algo que as leve aonde querem chegar, ou estarem usando seu tempo para se fazer presente na vida das pessoas que realmente gostam.

Uma dívida, seja ela do que for, é uma dor de cabeça. É uma fonte de estresse. Consome sua paz interior. E eu estava endividada com o meu tempo, com meu filho e com minha produtividade.

Hoje, eu, orgulhosamente, tenho uma caixa postal com ‘‘zero’’ emails no final do dia. Sinto-me produtiva. Tenho tempo livre todos os dias. Desconecto-me quase que totalmente na sexta-feira e só volto a me reconectar a essa vida digital na segunda pela manhã.

Isso porque há algumas semanas comecei meu DETOX DIGITAL e vou lhe passar as principais técnicas que aprendi para retomar o controle da minha vida off e online =)

Um DETOX DIGITAL é uma excelente maneira de nos mantermos produtivos e reencontrarmos tempo para nós mesmos. Nos damos a chance para recarregar a mente e focar naquilo que realmente importa… e nesse caso eu incluo tanto meu trabalho criativo, como passar tempo com quem eu amo.

Frances Booth, autora do livro ‘‘The Distraction Trap: How to Focus in a Digital World’’ (2013), ensina que qualquer um pode fazer um Detox Digital apenas apertando o botão para desligar os aparelhos eletrônicos. Mas lhe desafio a ir além, a retomar o controle da sua vida mesmo quando estiver conectado.

 

PASSO-A-PASSO PARA REALIZAR UM DETOX DIGITAL:

 

1# Urgente x Importante

Para começar a organizar a sua vida digital você precisa definir o que é Importante para você. E existe uma enorme diferença entre o que é Urgente e o que é Importante… Onde você quer chegar? Quais seus sonhos? O que você quer realizar? Tudo isso é importante.

Por isso, quando cuidamos apenas do que é urgente, deixamos nossas realizações, sonhos e objetivos mais distantes. Defina o que é importante para você. Utilize uma parte do seu dia para priorizar e fazer o que é importante…preferencialmente, comece seu dia fazendo aquilo que é Importante.

2# Faça sua agenda diária, semanal e mensal

Você é o dono do seu tempo, portanto, haja dessa maneira! Se você já sabe onde quer chegar e o que realmente importa, organize-se. Para mim funciona muito bem combinar visões de longo, médio e curto prazo. Ou seja, tenha metas maiores previstas para os próximos anos (seus sonhos, por exemplo) e organize sua agenda do ano (ações que você pretende realizar durante os próximos meses).

E o fundamental, defina suas ações da semana. Como você vai utilizar o seu tempo nos próximos dias? Visualize seus próximos passos para que todos os dias saiba como criar dias incríveis fazendo aquilo que realmente importa.


3# Delete. Delegue. Arquive. Responda.

Agora que você já tem clareza sobre o que realmente é importante e já cuidou da sua agenda…Vamos a sua caixa de pandora, caixa de emails.

Sua caixa de emails precisa servir para que você dê passos em direção aos seus sonhos, metas e realizações. Sim, pode ler novamente. Repita. Cole na parede se for o caso. Sua caixa de emails não serve para passar o tempo. Nem para ser aberta 137 vezes ao dia. Sua caixa de emails serve para levar você onde você quer chegar. Estamos entendidos?

Tenha uma caixa de emails eficiente. Faça o seguinte:

. Delete: apague tudo que não for importante, tudo que não fizer sentido para o que você quer ter na sua vida. Tudo que não trouxer valor algum. Inclusive, cancele sua inscrição em listas que você já não lê mais…

. Delegue: se for algo que precisa de alguma atenção, defina se precisa da sua atenção ou seu pode ser resolvido por outra pessoa. Nesse caso, delegue. Sim, passe a bola adiante. Não deixe parado.

. Arquive: alguns emails não precisam de resposta, mas podem ser arquivados caso sirvam para alguma consulta posterior. Por exemplo, emails com conteúdos que você quer estudar/aprender, notas fiscais digitais, conversas encerradas. Seja criterioso com aquilo que irá arquivar.

. Responda: em último caso, responda. Nesta categoria devem estar os emails que você considera importantes.

4 # Abra espaço para o tempo e para vida

Hora de fazer uma limpeza geral nos seus aparelhos eletrônicos. Você já percebeu que quem manda no seu tempo é você, certo? Portanto, não existe nada mais sem sentido do que você estar preocupado em responder a milhares de notificações que recebe o dia todo. Coloque-se em posição de controle.

Poderia aqui sugerir que você desabilite as notificações automáticas, mas se fosse assim fácil qualquer um faria =) Mais efetivo é você apagar/desinstalar tudo aquilo que não serve para levar você mais perto de onde você quer chegar. Inclua ai todos os aplicativos inúteis que estão roubando seu tempo, energia e atenção. Apps de redes sociais são top na lista de indesejáveis da sua vida nova.

5 # Trabalhe com 1 aba

Passamos a maior parte do dia em frente ao computador. Por isso mesmo esse Detox Digital inclui você reorganizar a forma como trabalha. A dica aqui é simples: trabalhe somente com 1 aba aberta.

Ao final do dia eu tinha uma dezena (ou mais) de abas abertas para ler/ver/assistir/qualquer coisa DEPOIS. Ao deixarmos algo para DEPOIS estamos ficando endividados com nosso tempo. Trabalhe apenas com 1 aba, complete sua tarefa. Mude para uma nova aba e complete uma nova tarefa. Essa dica é ninja, sério.

6# Desconecte-se (e desacorrente-se)

Com as dicas acima você já vai conseguir sentir-se muito mais produtivo, mais satisfeito consigo mesmo, com muito mais tempo livre durante seu dia. Agora, vamos além!

Desconecte-se.

Desacorrente-se.

Pode ser por alguns minutos. Por um período do dia. Ou no final de semana. Desconecte-se.

Retomei meu hábito de escrever. Sempre que preciso criar um novo material, um novo roteiro de curso, um novo artigo, organizar minha agenda, organizar aquilo que estou aprendendo… eu escrevo. Isso tem sido libertador. Desligo o computador, ligo uma música e escrevo. Na maior parte das vezes é a segunda coisa que faço após o café da manhã, a primeira é meditar, depois começo meu dia escrevendo, não olhando emails. Experimente você também.

Use seu tempo livre para estar com quem importa. No final de semana saia de casa, durma, veja filmes, olhe pro teto, faça NADA. Tudo bem, poste uma foto do dia lindo no Instagram.. mas não precisa ficar durante horas conferindo como está o fim de semana das outras pessoas, ok? rsrs

Dê um tempo para sua mente. E volte para uma semana de trabalho com toda sua energia…Ah, e essa semana de trabalho será muito melhor, porque agora você já sabe quem está no controle do seu tempo ;)

Coloque essa dicas em ação. Faça um super Detox Digital e depois me escreva… quero muito saber se tem lhe feito tão bem como tem feito a mim.

[publicado originalmente no site patoa.com.br]

 

Shares
Share This