Saber como aumentar a produtividade é um interesse praticamente global nos dias de hoje. Aliar esse ponto com a qualidade de vida então, é um verdadeiro sonho, que às vezes parece muito distante de cada um de nós.

No entanto, é possível sim tomar medidas e ter posicionamentos que te aproximam dessa realidade. Algumas delas ajudam muito quando o assunto é cumprir o planejamento e diminuir a perda de tempo com tarefas menos importantes (ou quase inúteis). Se você ficou interessado e quer saber como fazer isso, veja alguns pontos que deve adotar hoje mesmo!

Escolha as principais atividades

Ter uma lista interminável de atribuições pode dar aquela sensação que nunca conseguimos fazer tudo, além do sentimento de que estamos constantemente com algo pendente. Nesses casos, de nada adianta tentar priorizar, pois sempre vão restar atividades ”não prioritárias”, o ideal é começar reduzindo a quantidade de afazeres para liberar espaço na sua agenda.

É verdade que nem sempre é possível reduzir muitas coisas, mas sempre podemos cortar uma coisinha ou outra — o que pode fazer uma diferença incrível no final das contas.

Para começar, escolha as atividades que realmente precisa realizar, considerando se elas devem ou não fazer parte da sua rotina. Essa é uma maneira de não ficar sobrecarregado e conseguir fazer tudo, ficando livre do estresse e pressão que são cada vez mais comuns e, diga-se de passagem, acabam com a qualidade de vida.

Escolhendo as principais atividades fica muito mais fácil focar sua energia em cada uma delas. O resultado disso você já deve imaginar: um ganho de produtividade e uma ótima sensação de satisfação.

Priorize as atividades

Mesmo com a carga reduzida, vez ou outra passamos por períodos de crise em que as demandas aumentam consideravelmente e a priorização pode ajudar a sair do caos. Essa é uma maneira de ter ações específicas focadas na resolução da questão, resolvendo os problemas segundo seu grau de importância e prioridade.

Envolva outras pessoas

A saga de fazer tudo sozinho e centralizar muitas atividades pode ser incrivelmente pesada. Você acaba tentando abraçar tudo e o resultado disso é um grande desgaste físico e emocional.

Para resolver esse problema, delegue algumas tarefas e funções. Você pode acompanhar essas demandas com certa distância, assim fica tranquilo em um primeiro momento. Se você acha que isso é bobagem, delegar as atividades já representa uma economia de tempo incrível. Essa é uma maneira de gerir melhor o seu tempo e se dedicar ao que realmente é relevante.

Pense em como dividir as tarefas domésticas com a família e as tarefas do trabalho com colegas e funcionários. Você pode começar aos poucos e conforme se sentir confortável com o ato de delegar poderá envolver mais pessoas para lhe ajudar.

Respeite os sinais do seu corpo

Vez ou outra, principalmente em momentos de maior demanda, nosso corpo emite alguns sinais de alerta. Quando isso acontecer, entenda que, por mais produtivo que você seja, não é uma máquina e precisa de certos cuidados.

Sempre que estiver cansado e improdutivo, procure parar, se acalmar e fazer alguma coisa que goste, como uma caminhada ou uma parada para beber água. Acredite: respeitar esses sinais é uma maneira de recobrar sua produtividade e ter entregas ainda melhores.

Invista sempre na aprendizagem

Muitas pessoas “estacionam” depois de algum tempo, sugadas apenas pela rotina do trabalho. Para ser produtivo de verdade, você deve sempre procurar se reciclar, conhecer novas metodologias, investir em cursos e seguir sempre o caminho do aprimoramento.

Essa é uma maneira interessante de ter novas experiências, melhorar o seu raciocínio e estimular a criatividade — ganhos incríveis e que muitas pessoas ficam anos sem desenvolver. Assim, você consegue criar diferentes alternativas e solucionar os problemas com maior facilidade, o que é incrível e afeta muito a sua produtividade.

Fuja das diversas distrações

Muitas pessoas apontam as distrações como um grande empecilho para a concentração e, por consequência, para a produtividade. Seja o e-mail, redes sociais, Whatsapp ou aquele site que você simplesmente adora — você já parou para pensar quando tempo gasta nessas mídias? Se for fazer este cálculo, pode ser que se assuste.

Portanto, tome medidas práticas e reduza esses momentos. Se preferir, faça alguns testes, como desativar as notificações do celular por alguns momentos e se concentrar em determinada atividade. Se isso funcionar, desconectar-se pode ser uma maneira eficiente de melhorar a realização de algumas tarefas.

Faça pequenas pausas

Muitos colaboradores seguem o dia de trabalho sem fazer nenhuma pausa. Eles estão com tantas atribuições que sentem culpa por não estarem sendo produtivos nesse momento, perdendo momentos preciosos. Por mais que essa mentalidade seja comum, isso tudo é um engano.

É bom lembrar que você pode ser muito mais produtivo se fizer pequenas pausas. E tudo isso sem comprometer o resultado, mas melhorando o que você faz. Então, se esforce para fazer uma pausa de 15 minutos depois de 90 minutos de trabalho. Esse tempo é o suficiente para que você melhore a atenção e o foco.

Esvazie a sua mente

Para melhorar a produtividade, é muito importante se esvaziar de tudo que vem a sua mente, enquanto você está produzindo. Já falamos isso por meio das distrações, mas, mesmo sem esses mecanismos, pode ser que você sofra com pensamentos e lembranças de compromissos importantes.

Sempre que esses pensamentos surgirem ou você se recordar de alguma tarefa importante, não fique tentando lembrar-se de tudo. Anote esse ponto que veio a sua mente e prossiga produzindo. Enquanto não fizer isso, continuará matutando esse ponto. Logo, é importante usar um bloco de notas, no celular ou em qualquer lugar que preferir. O importante é anotar e deixar a mente livre para se concentrar.

E tem mais: anotando os compromissos e ideias você cria uma memória no cérebro. Assim, fica mais fácil lembrar e você ainda não fica preocupado pensando nesse ponto. Essa é uma maneira de fazer com que sua mente fique livre e seja possível se dedicar a outras atividades. Dessa maneira, a sua capacidade de se manter focada e se ocupar com o que realmente interessa será muito maior.

Como você pode perceber, dicas simples podem torná-lo mais produtivo, sem aquele bitolamento que deixa todo mundo louco. Fuja dessa cilada e organize-se, assim os resultados virão!

Se você ficou com alguma dúvida ou tem algum questionamento sobre o assunto sobre como aumentar a produtividade, que tal deixar seu comentário? Assim, poderemos ajudá-lo a potencializar os seus resultados!

Shares
Share This