Há momentos, em nossas vidas, em que reconhecemos que estamos prontos para dar um novo salto e efetivar uma mudança profunda. Estamos falando de uma nova relação afetiva, um novo empreendimento, uma troca de cidade e até mesmo uma guinada na carreira. Identifique a sua!

Aos poucos, você se pega pensando sobre a mudança em questão. A sensação é de que você está repetindo os mesmos erros do passado. É como se esse grande salto fosse em direção a um poço sem fim. Surge o sentimento do medo.

Estas são perguntas frequentes em sua mente:

  • Esse poço é real?
  • Vou alcançar o sucesso?
  • E se tudo der errado?

Nós te faremos enxergar isso sob outra ótica: e se essas perguntas não passam de armadilhas da sua mente?

Isso sim é real. Apesar de você querer mudar, nem sempre o seu inconsciente estará alinhado com esse desejo.

Continue a leitura e aprenda como vencer o medo de dar certo.
 

O conflito entre o consciente e o inconsciente

Você lembra da sua infância?

Naquela época, seus pais a advertiam de diversas maneiras. Eles ensinaram valores e estabeleceram regras que estão em sua mente até hoje. Uma das clássicas é aquela que diz para não falar com pessoas estranhas.

Sua mente, desde então, foi programada para que você não falasse com estranhos. Cada vez que você conhece uma nova pessoa, tende a se sentir ameaçada. O problema realmente é o outro ou ele está dentro do seu inconsciente?

O conflito entre o consciente e o inconsciente também acontece no campo das mudanças. O desafio, em si, é encorajador. Afinal, quem não deseja dar uma guinada na vida para uma situação melhor? Enquanto uma parte do nosso cérebro nos encoraja e diz “vá lá”, a outra nos adverte com um “cuidado!”.

Em alguns casos, as pessoas até superam o medo inicial e se atiram em novas experiências, mas diante das primeiras dificuldades, se sentem incapazes de lidar com as novidades. É aí que se percebe a presença dessa parte do nosso inconsciente que diz para tomarmos cuidado com uma mudança de atitude.
 

O cultivo de um sentimento chamado de covardia

Cada vez que você desconfia da sua capacidade de superar obstáculos, você cultiva o sentimento da covardia. Ele é tão poderoso e influente em nossas mentes que é capaz de bloquear as emoções e paralisar alguém. Isso leva o medo a ser maior do que a força de mudar.

É por isso que, enquanto nos iludimos com soluções irreais e alimentamos a resistência em rever os erros e aprender com eles, continuaremos bloqueados — completamente sem ação.

Sabe qual é a consequência disso tudo? A preguiça e o orgulho! Essa dupla consiste em grandes expressões de autossabotagem, ou seja, o nosso medo de mudar.
 

A solução imediata para os seus problemas

Diante de um problema, você não tem o desejo de resolvê-lo em um estalar de dedos? Acredite, todas nós temos.

A autoilusão é um tipo de jogo que a mente estabelece para buscar uma solução imediata para um problema, conflito ou situação de medo. É um modo que ela encontrou para se adaptar a uma situação dolorosa.

Quando nos iludimos, tudo parece ser perfeito. O tempo passa a ser um dos nossos maiores aliados. Diante de uma pilha de contas para pagar ou de problemas para resolver, o que costumamos pensar? “Com o tempo, tudo vai se resolver”.

Essa solução imediata para os seus problemas é uma tremenda de uma armadilha. Acredite: somente quando você passar a ter consciência de seus erros é que deixará de ser vítima deles.
 

Excesso de teoria, pouca prática

Nós vivemos em um tempo onde todo mundo quer ser cool, viajar bastante, encarar a vida com mais leveza e ter tempo para a família e os amigos. Parece que todo mundo resolveu ter o mesmo sonho, mas, na prática, poucos o realizam.

Não é errado sonhar, ok? Errado é viver uma ilusão e se autossabotar.

Você quer viajar bastante? Trabalhe para que isso seja possível.

Você quer levar uma vida mais saudável? Adote posturas que a levem a isto.

Você quer ter tempo para a família e os amigos? Mude a sua rotina.

Você quer alcançar o sucesso? Vença o medo que está na sua mente!

Sim, a autossabotagem é uma grande aniquiladora de sonhos e objetivos na vida de qualquer pessoa. Por mais engajada que você esteja para que dê certo, basta ter um pensamento pessimista para que tudo possa ser destruído.

Aqui tem um artigo bem interessante que te ensina a parar com a autossabotagem.
 

O desejo de vencer o medo de dar certo

Encare o medo de dar certo de frente. Na próxima vez que você identificar pensamentos que a coloquem para baixo, em uma situação de desvalorização, aproveite para anotá-los. São eles que revelam a autoimagem que você tem e que são os verdadeiros responsáveis por certos comportamentos repetitivos que caracterizam a autossabotagem.

Quando você tem diante de si a autoimagem que gera os sentimentos ruins, encontra também a oportunidade de se livrar deles. É o momento perfeito para purificar os pensamentos e ter uma imagem real de si mesma.

Essa oportunidade vem por meio do autoconhecimento, que permite que você extraia todas as informações essenciais ao seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Por meio dele, os pontos fortes e aqueles que precisam melhorar passam a ficar em evidência. Isso significa que eles deixam de ser ignorados, nos forçando a encará-los.

O autoconhecimento ajuda a vencer o medo de dar certo e alcançar o sucesso. Trata-se de um processo de conhecimento muito importante, que tem o poder de atuar no inconsciente e trazer à tona todas as questões fundamentais que direcionam suas ações sem que você perceba.

Se você é uma mulher que deseja vencer o medo de dar certo para conseguir empreender em sua vida e nos negócios, conte com a ajuda de Silvia Pahins, uma profissional que acredita em um mundo novo, em que as pessoas fazem aquilo que realmente amam. Nesse mundo, o trabalho e a vida não andam em caminhos diferentes.

Chegou o momento de você superar obstáculos, vencer o medo de dar certo e alcançar o sucesso que almeja!

Clique aqui e fale com a Silvia Pahins.

Shares
Share This