Um dos principais segredos das mulheres de sucesso é saber lidar bem com o dinheiro. Elas não vivem apenas para poupar e gastar, mas conseguem investi-lo com sabedoria e fazê-lo durar a vida inteira.

Se você vive pagando juros altos, ainda não tem um patrimônio sólido e está sempre gastando desnecessariamente, chegou a hora de aprender a lidar com a sua vida financeira — assim como essas mulheres. Confira, a seguir, 7 atitudes para se espelhar!

1. Repensar a relação com o dinheiro

Muitas pessoas, mesmo que tenham uma alta renda, não conseguem sair do vermelho. Isso acontece, principalmente, por gastarem além do que ganham, baseadas em uma série de desculpas e bloqueios internos que as impedem de mudar.

O que difere a mulher de sucesso das outras é o seu mindset e a sua relação com o dinheiro. Ela usa a inteligência emocional e, por isso, não precisa trabalhar exaustivamente ou viver prisioneira do salário que ganha. Pelo contrário: consegue usá-lo naquilo que realmente faz sentido, passa a fazer mais com menos e vive com mais liberdade.

2. Planejar os gastos

Para o físico irlandês William Thomson, tudo “aquilo que não se pode medir não se pode melhorar”. E isso diz respeito também aos gastos financeiros. Quanto mais consciência você tiver do seu dinheiro, mais fácil será controlá-lo.

A mulher de sucesso dedica parte do seu tempo diário para colocar no papel todas as receitas e despesas, do cafezinho do dia até a parcela da casa própria, e acompanhar periodicamente como vai sua situação financeira. Tudo o que não está ligado à moradia, ao transporte, à saúde e à alimentação é considerado gasto supérfluo e, por isso, precisa ser planejado para caber bem no orçamento.

Muitas vezes, você sonha em investir em algo grande, mas acredita que nunca terá o dinheiro necessário para isso. E, com cortes pequenos em algumas despesas, pode concretizar facilmente esse objetivo. Ter controle não é usar uma “camisa de força”, mas dar a si mesmo a oportunidade de ter mais liberdade no futuro.

3. Traçar metas realistas

Quando se trata de dinheiro, é comum para muitas pessoas traçar objetivos distantes da realidade. Ganhar 1 milhão de reais na loteria, por exemplo, não é uma meta, e sim um sonho. Metas devem ser palpáveis, alcançadas por meio de ações práticas e dentro de um prazo definido.

Por isso, antes de defini-las, faça um balanço da sua vida financeira atual, coloque-as no papel, divida-as em etapas de execução e crie uma estratégia para concluir cada uma delas. Imagine que o seu salário mensal seja de R$2.000,00 e você possua gastos físicos que levem mais da metade dele. Ainda assim, precisa comprar um carro.

Então, como poderá arcar com as parcelas do financiamento? É mais vantajoso comprar um modelo novo? É possível cortar alguma despesa — com lazer, por exemplo — para investir nesse sonho?

4. Consumir de forma inteligente

Um dos principais inimigos das mulheres é o consumo exagerado. Baseadas em facilidades, como o cartão de crédito, e no apelo publicitário, que nos faz sentir atraídas pela tendência do momento, pelo cosmético milagroso ou pelo remédio emagrecedor, acabamos, muitas vezes, comprando além do que precisamos.

Mesmo que você ainda não esteja em uma situação financeira tão desesperadora, consumir de forma inteligente é uma maneira de reduzir o desperdício. Além disso, será possível ter uma renda extra para investir em algo que traga o seu desenvolvimento pessoal.

Portanto, antes de correr até o shopping para comprar mais uma blusinha branca na promoção — mesmo já tendo dez no armário —, avalie se precisa mesmo dela ou está sendo motivada pelo impulso.

A internet pode ser uma grande aliada na busca por um consumo mais consciente e por uma vida minimalista. Dezenas de sites e canais no YouTube trazem dicas valiosas para reduzir o excesso de itens desnecessários e te ajudar a viver melhor com menos.

5. Pensar a longo prazo

Todo mundo quer viver com conforto e qualidade. Mas esse desejo, quando associado a um estilo de vida extravagante — que não seja coerente com o seu padrão de vida —, se transforma em um desastre. Pessoas ricas não são as que acumulam bens, mas sim as que pensam no futuro e estão prontas para enfrentar possíveis percalços (como uma demissão, por exemplo).

Por isso, antes de sair gastando tudo o que ganha em objetivos de curto prazo, como uma viagem ou um carro novo, avalie suas metas a longo prazo. Quanto antes forem iniciados os investimentos nelas, mais tranquilo será colher os frutos no futuro.

6. Poupar na medida certa

Muitos economistas defendem que cada pessoa poupe ou invista, pelo menos, 10% do que ganha para ter uma vida financeira saudável. No entanto, viver em condições ruins ou abrir mão do pagamento de contas, mesmo quando se tem dinheiro, não é um comportamento inteligente.

Até para fazer uma poupança ou um investimento é preciso ter sabedoria. Para isso, estude as diferentes possibilidades de mercado, como bolsa de valores e renda fixa, e escolha uma estratégia que faça o seu dinheiro render e não te deixe “apertada” todo mês.

7. Evitar comportamentos tóxicos

Algo que as mulheres de sucesso possuem como hábito é a autoavaliação. Elas reconhecem quando estão fora de controle e buscam alternativas para se livrar de comportamentos tóxicos, como: consumir desenfreadamente, fazer investimentos errados, pegar empréstimos desnecessários e se endividar.

Se você está perdendo o rumo da sua vida financeira, faça uma reflexão sobre como chegou a esse ponto. Está passando por algum problema pessoal? Enfrentando estresse ou ansiedade? Teve uma infância privada de recursos financeiros?

Está gastando mais do que deveria para ser aceito socialmente? Caso as respostas para essas perguntas sejam “sim”, procure ajuda e evite comportamentos que possam piorar a situação.

Por exemplo: evite idas ao shopping center se você não consegue sair de lá sem comprar; procure um acompanhamento psicológico para sanar traumas do passado; deixe o cartão de crédito em casa, para evitar novas dívidas, e assim por diante.

E você? Sonha em ter uma vida financeira como a das mulheres de sucesso? Então, assine a nossa newsletter e receba dicas em primeira mão!

Shares
Share This