Você sabe como lidar com o estresse? Uma pergunta aparentemente simples, mas quem sofre de ansiedade e estresse sabe que precisa vencer uma batalha por dia, especialmente quando esses sentimentos estão enraizados no cotidiano. Os sinais de estresse aparecem como uma desordem interna, muitas vezes aparentemente sem sentido.

Em muitos casos, nem mesmo o próprio indivíduo que sofre desse mal consegue reconhecer. Preocupação excessiva, não saber dizer não, dificuldade em alcançar objetivos, cansaço físico e mental são alguns dos sintomas de um estresse que já não está controlado e pode causar diversos danos a saúde geral.

Mas afinal, como lidar? Siga nossas dicas e comece uma vida nova com equilíbrio e tranquilidade.

Lave o corpo e a alma

Uma boa higiene física e espiritual é fundamental para eliminar as doenças do corpo e da alma. Você sabia que simples banhos de ervas podem ajudar nessa limpeza? Alecrim, aroeira, anis-estrelado, alfazema, arruda, guiné, losna, camomila, melissa e elevante são algumas das opções de ervas para você preparar o seu banho.

Basta escolher as de sua preferência, ferver um litro de água e acrescentar as ervas assim que tirar a água do fogo. Deixe a mistura agir por 15 minutos e tome um banho demorado com essa deliciosa água perfumada.

Extravase as emoções

Todos temos dias difíceis e problemas complicados, o que muda é como cada um encara essas situações! Que tal parar de guardar tudo para si e liberar as emoções para o mundo?

Chorar por não ter conseguido atingir as metas ou gritar para liberar as emoções negativas são formas de se sentir mais leve e retirar um peso enorme das costas. Uma boa técnica é ir diante de um espelho e falar tudo aquilo que está guardado como se este fosse o seu momento de desabafo.

Invista na respiração

Respirar é fundamental! Se negligenciamos isso, não podemos viver de forma plena. Ao nos deparar com as ansiedades e estresse causados pela correria do dia a dia e pelo acúmulo de tarefas, travamos nossa respiração e com ela todo o nosso corpo.

O que deveria ser um ato natural, descomplicado e instintivo, se torna algo complicado, com potencial para gerar ainda mais apreensão. Mas tendo desaprendido a respirar bem, como reaprender? Existem várias técnicas! Uma bem conhecida é praticar a respiração diafragmática sempre que possível. Mas aqui vai uma dica rápida e ainda mais simples:

Para começar, separe um momento do dia, sente-se com a coluna reta, inspire profundamente e solte o ar de forma bem lenta. Para aprimorar a respiração e acalmar a mente, feche a narina direita com o dedão e respire pela esquerda, após, mude de lado para equilibrar a respiração.

Viva o momento presente

Nossa mente tem uma habilidade extraordinária de divagar por pensamentos e sentimentos que surgem do nada. É preciso prestar bastante atenção para não se perder nesse mar de emoções e esquecer de viver o presente. E isso não é apenas estar ali e realizar a tarefa, mas vivenciá-la, como se a vida se resumisse a aquele ato.

De forma prática, você pode usar os seus cinco sentidos para voltar ao momento presente: respire os cheiros, olhe em volta, sinta o toque, saboreie com delicadeza e ouça com atenção. Pronto! Você está de volta ao aqui e agora =)

Pratique exercícios físicos

A atividade física tem o poder de eliminar emoções negativas e renovar o ânimo! Os maiores benefícios da atividade física, mesmo uma simples caminhada, é ter mais calma, foco e disposição, além de diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

30 minutos de atividade aeróbica por dia aumenta incrivelmente os níveis de serotonina e endorfina no sangue, regularizando todas as nossas funções orgânicas, inclusive o sono e o humor. Não é magia, é biologia!

Faça meditação

A meditação é uma das técnicas mais importantes quando se trata de foco, concentração e relaxamento. Experimente e sinta os benefícios desde o primeiro dia, seguindo os seguintes passos:

Sente-se ou deite-se confortavelmente. Feche os olhos e mantenha o silêncio. Respire profundamente por alguns instantes. Perceba as emoções e pensamentos que surgem, deixando que eles vão e voltem, sem se preocupar com eles. Se preferir, ouça uma música calma e relaxante para ajudar no foco.

Organize o tempo e o espaço

Um dia desorganizado é um dia perdido. Imagine se essa desorganização for uma constante e faça parte da rotina. A tendência é que os níveis de ansiedade e estresse aumentem e você perda o foco, a concentração e a disposição.

Por isso, procure manter o ambiente pessoal e profissional sempre organizado, com cada coisa no lugar, para evitar perda de tempo e procrastinação. Utilize o tempo de forma racional, pois quanto mais entender a importância de cumprir prazos e ter uma agenda organizada, melhor será a qualidade de vida.

Trabalhe com propósito

Um trabalho com propósito é muito mais motivador e empolgante. É claro que é importante que cumpra o papel de ganhos financeiros, mas sempre que relacionado a um propósito maior, a um objetivo superior e bem definido você terá mais condições de exercer um trabalho com mais leveza.

Entenda o objetivo do trabalho, onde pretende investir e como ele é importante na sua vida. Não faça nada por impulso e sem analisar, mesmo que não esteja na carreira dos sonhos. Nesse caso, o seu propósito inicial pode ser o de juntar dinheiro para estudar e investir na mudança de carreira.

Troque de carreira

Você sabia que uma das maiores causas de estresse hoje em dia é o trabalho desmotivador, sem sentido e sem envolvimento emocional?

Às vezes analisamos apenas o financeiro ou não nos sentimos capazes de mudar radicalmente, sentindo-nos presos a uma situação. Porém, ao identificar que está no caminho errado, é preciso ter atitude! E isso pode significar trocar de emprego ou partir para o empreendedorismo.

Faça uma análise sobre sua carreira, sobre as conquistas que conseguiu até o momento e perceba se está no caminho certo. Se sentir que não se sente realizada, talvez seja hora de mudar!

Estabeleça algumas metas para caminhar em direção à mudança e, caso não tenha coragem ou condições de fazer essa transição imediatamente, faça isso gradativamente. Você vai perceber que quando estiver trabalhando naquilo que gosta terá uma qualidade de vida superior.

Essas atitudes, algumas simples e outras que exigem mais de você, são boas maneiras de saber como lidar com o estresse e ser mais feliz. As conquistas são importantes na medida que agregam valor à sua vida.

Nada vale o preço de problemas como taquicardia, falta de ar, irritabilidade, insônia, cansaços frequentes e um sentimento de que esteja sempre vivendo no fio da navalha. Faça menos, mas faça bem feito e, acima de tudo, faça o melhor que puder sem estragar a saúde.

Se você está insatisfeita com sua carreira e precisa de um empurrãozinho para mudar, tenho um presente para você! É o nosso e-book gratuito Guia de Transição de Carreira, que preparamos com muito carinho para te ajudar a juntar dinheiro e se preparar financeiramente para a grande e tão desejada mudança de vida! Vamos lá?

Shares
Share This