Você sabia que adotar bons hábitos matinais é uma maneira de aumentar a produtividade e ter mais bem-estar? Isso porque, embora não exista uma maneira correta para começar com ânimo o dia, algumas atitudes são capazes de aumentar o foco de uma pessoa e sua visão de mundo, além de promover um despertar mais agradável e uma rotina mais prazerosa.

Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura e saiba mais!

Quais hábitos matinais são indicados?

Recarregar todas as suas energias logo pela manhã, com hábitos simples e rápidos, gera muitos benefícios à saúde. E essas consequências são visíveis ao longo de um extenso e cansativo dia de trabalho: há mais disposição, determinação e força para continuar até que todas as atividades sejam concluídas com sucesso.

Essa também é uma maneira de diminuir o cansaço ao chegar em casa e, assim, aproveitar a noite ao lado de sua família, especialmente com as crianças. Além disso, você garante mais saúde e uma preparação, tanto física quanto emocional, para a rotina.

Listamos, a seguir, 7 hábitos saudáveis que podem ser desenvolvidos pela manhã, tornando o dia de qualquer profissional — principalmente daquele que se sente frustrado e quer ter uma vida melhor — mais leve e com mais objetivos. Confira!

1. Acordar cedo

Acordar mais cedo é o primeiro hábito de nossa lista. Reserve um curto período para fazer alguma atividade que possa ser prazerosa para você ou que possa gerar mais disposição.

Dedicar-se à leitura logo pela manhã, por 15 a 30 minutos, é uma forma de abrir a sua mente. Conteúdos instrutivos ou inspiradores podem proporcionar ainda mais o seu destaque entre os profissionais.

Além disso, os livros trazem conexões com diversas áreas do conhecimento e perspectivas inovadoras sobre o mundo, fazendo com que você adquira bagagem cultural. Vale lembrar, porém, que tais benefícios são de longo prazo.

Outra sugestão é tomar uma ducha logo cedo, preferencialmente fria. Essa é uma forma de despertar e ficar mais inspirado, criativo, motivado e disposto.

Vale mencionar que, assim que o despertador tocar, você deve levantar sem hesitar, dando a tradicional “espreguiçada” com bastante calma e mentalizando positivamente o seu dia. Tudo isso é elementar para que você alcance um equilíbrio interno, que inclui o metabolismo e as reações hormonais.

2. Exercitar-se

Mesmo que seja por pouco tempo, movimentar-se com rapidez pela manhã, logo após a atividade prazerosa (que, inclusive, pode ser o próprio exercício físico), é uma forma de proporcionar a manutenção do peso corporal. Esse hábito ajuda a eliminar as toxinas do corpo e, consequentemente, a acelerar o metabolismo.

Tudo isso gera mais animação e disposição. Se possível, pratique tais atividades — que podem incluir yoga, esportes, alongamentos ou caminhadas — ao ar livre, o que proporciona momentos mais prazerosos e permite a absorção de vitamina D, encontrada no sol matutino.

3. Tomar o café da manhã com calma

Outro hábito indispensável é tomar o café da manhã com calma e, sempre que possível, junto com a sua família. Uma alimentação balanceada é elementar para fornecer a energia necessária para suas atividades diárias. Por esse motivo, você deve adotar uma dieta bastante equilibrada, que contenha:

  • uma proteína, encontrada em: uma fatia de queijo branco, tofu, presunto de porco ou peito de peru; 1 copo de leite ou iogurte e, ainda, em ovos cozidos ou mexidos — importantes para reduzir os picos de fome (que prejudicam a concentração e causam mal-estar) e prevenir doenças cardíacas, diabetes e obesidade;
  • um carboidrato, encontrado em fatias de pães (prefira sempre os integrais), cereais ou bolachas;
  • vitaminas e minerais, encontradas em frutas in natura (mamão e banana, por exemplo), oleaginosas (castanhas e nozes), vitaminas e sucos naturais.

4. Estabelecer objetivos a longo prazo

Outro hábito recomendado para que o dia flua bem é fazer uma seleção de seus objetivos de carreira. Esse exercício pode ser realizado até mesmo mentalmente.

Analise quais são suas metas profissionais e, antes de se preocupar com o trabalho e com as atividades que ainda devem ser feitas, passe suas ideias para um papel, em formato de anotações. Continue esse processo, consultando o que já foi escrito todos os dias e reformulando o material sempre que necessário.

Além disso, você pode escrever seus objetivos pessoais e, logo após decidir quais serão suas metas, analisar o que já foi feito para alcançá-las ou o que ainda precisa acontecer. Os dois casos são boas motivações para materializar seus sonhos e ser feliz, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

5. Elaborar uma lista com as atividades do dia

Para auxiliar na organização e no controle de tempo do seu dia, crie uma lista logo cedo. Essa é uma maneira de pensar em uma programação, priorizando as atividades que precisam ser resolvidas com mais rapidez.

Esse hábito evita imprevistos ou reuniões sem que você esteja preparado. Além disso, é possível controlar a ansiedade e promover a agilidade no serviço, garantindo mais tranquilidade e uma rotina menos estressante.

6. Vestir-se confortavelmente

Acredite se quiser, mas até mesmo as roupas são capazes de tornar o trabalho mais agradável. Dê preferência para as peças confortáveis e que caiam bem no formato do seu corpo. É fundamental olhar no espelho e se sentir bem, confiante e preparado para levar a vida que quiser.

Uma autoestima elevada também contribui com a linguagem corporal, com a comunicação e com a expressividade. Portanto, prefira roupas bonitas, que te agradem e deixem completamente confortável, afinal um sapato apertado pode estragar o dia de qualquer pessoa.

7. Aproveitar o tempo livre

Provavelmente, você passa por um deslocamento de sua casa até o trabalho, mesmo que seja curto. Assim, adquira o hábito de aproveitar esse tempinho livre e incluir nele ações que possam ser agradáveis, te ajudando a relaxar.

Nesse período, é válido respirar fundo, ouvir uma música, agradecer ou ler notícias, por exemplo. O importante é aproveitar o tempo com algo que possa ser útil, combinado?

Agora que você já sabe quais hábitos matinais são capazes de melhorar seu dia, não perca tempo e inclua-os em sua rotina. Não se esqueça de que essa é uma maneira de cuidar de si mesmo e ter uma vida melhor, com menos pressão e mais prazer.

Gostou do artigo? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais e ajudar a levar informação para seus amigos? Até mais!

Shares
Share This