Não é fácil ser mulher no mercado de trabalho, e você já deve saber disso. Mesmo com toda experiência e capacitação, ainda somos obrigadas a provar nossa capacidade constantemente para subir na carreira.

A verdade é que vivemos o reflexo de uma sociedade machista e, para vencer os desafios que ela traz, precisamos nos preparar. E a leitura pode ser uma excelente aliada! No post de hoje, reunimos 6 livros sobre liderança feminina que vão te ajudar a chegar onde quiser profissionalmente. Dê uma olhada!
 

1. “Breaking into the Boys Club: 8 Ways for Women to Move Ahead in Business”, de Molly Shephard, Jane Stimmler, e Peter Dean

Este é considerado um dos mais poderosos livros sobre liderança feminina. E não é à toa: com dicas e conselhos dos mais famosos coaches, as leitoras serão apresentadas às principais dificuldades que circundam a vida profissional de uma mulher e como transformar esses desafios em diferenciais, não importa em que área atuem ou em que estágio da carreira estão.

Por que ler?

Sabe aqueles problemas que você enfrenta diariamente no seu ambiente de trabalho apenas por ser do sexo feminino? Mulheres do mundo inteiro passam ou já passaram pelo mesmo.

Neste livro, você será capaz de descobrir as soluções para enfrentar essas dificuldades recorrentes e, enfim, obter mais satisfação profissional e alcançar o tão esperado sucesso.
 

2. “Nice Girls Don’t Get the Corner Office: 101 Unconscious Mistakes Women Make That Sabotage Their Careers”, de Lois P. Frankel

Alguns comportamentos podem facilmente arruinar os objetivos que você tem para a carreira. A falta de confiança é um deles, e uma das principais razões pelas quais mulheres não assumem cargos de liderança, de acordo com Lois Frankel.

A narrativa destaca que, além de criadas em uma sociedade que nos inferioriza quando o assunto é competência profissional, somos ensinadas a sempre dizer “sim” e parecer agradáveis diante das pessoas, o que é um erro para quem quer ser líder.

Por que ler?

Neste livro, Frankel mostra quais são os 101 principais erros que as mulheres cometem inconscientemente e como se livrar deles para subir na carreira, além de dicas preciosas de coaching que podem ser facilmente incorporadas aos negócios.
 

3. “The Next Generation of Women Leaders: What You Need to Lead but Won’t Learn in Business School”, de Selena Rezvani

Quando se fala em líderes, sempre somos apresentados a nomes como Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Bill Gates. Mas onde estão as mulheres nas grandes organizações?

Ao longo de um ano, Selena Rezvani entrevistou diversas executivas e CEOs de todo o mundo, e nos mostra que, mesmo com condições de desigualdade, a liderança feminina se tornará uma realidade comum nos próximos anos.

Por que ler?

Com uma narrativa empoderadora, The Next Generation nos traz um panorama totalmente inovador do mercado de trabalho e como as mulheres podem se destacar nele.

Baseado em relatos de 30 líderes bem-sucedidas, o livro oferece histórias reais de pessoas que enfrentaram dificuldades, desconfiança, preconceito e os próprios medos para chegar ao topo.

A obra ainda traz as melhores dicas e caminhos para que mulheres que estão ingressando no mercado de trabalho também percorram o labirinto da liderança e triunfem. Se você precisa de inspiração para buscar os seus objetivos, essa é a fonte certa!
 

4. “Big Magic”, de Elizabeth Gilbert

Você provavelmente já ouviu falar em Elizabeth Gilbert. A autora inspirou mulheres do mundo inteiro a mudarem de vida, com o seu relato de autodescoberta no best-seller “Comer, Rezar, Amar”.

Em Big Magic, ela continua com o tom pessoal, bem-humorado e inspirador que se tornou a sua marca, mas se concentra em desvendar os mistérios da inspiração. De onde ela vem? O que torna algumas pessoas tão criativas? Todo mundo pode trazer mais criatividade para a vida?

Por que ler?

Big Magic é um dos livros sobre liderança feminina mais relevantes para mulheres que desejam ser ou já são líderes, pois trata de um tema essencial para quem deseja sobreviver e se destacar no mercado de trabalho: a inovação.

Além disso, ele traz um formato inovador, baseado em conversas da autora com os seus próprios fãs por meio do Facebook. É um guia completo para se livrar do mito de que pessoas já nascem geniais e começar a viver uma vida mais corajosa e criativa.

Nesta palestra para o TED, dá para conferir um pouco sobre como Gilbert imergiu em seu próprio processo criativo para escrever o livro.
 

5. “Lean In: Women, Work, and the Will to Lead”, de Sheryl Sandberg

Mesmo sendo parte relevante da força de trabalho mundial, as mulheres ainda ocupam um espaço menor nos papéis de liderança. E a pergunta que fica em mente é “por quê?”. Neste livro, Sheryl Sandberg investiga as causas dessa estagnação e encoraja mulheres a assumir riscos em busca dos seus objetivos.

Por que ler?

Sandberg é o verdadeiro sinônimo de “girl boss”. Disputada pelas maiores empresas do mundo, foi a primeira mulher a assumir o conselho administrativo do Facebook, mas já teve passagens pelo Google e pelo Departamento do Tesouro Americano. Ela ainda é considerada uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

Em “Lean In”, o leitor pode conhecer a mente brilhante dessa mulher e aprender valiosas lições de liderança. Por meio de suas pesquisas, experiência e erros, Sandberg traz um panorama completo de como chegar ao sucesso e o que fazer quando você já está lá. Imperdível!
 

6. “Why Not Me?”, de Mindy Kaling

Mulher e filha de imigrantes indianos, Mindy Kaling não teve o mundo ao seu favor. Mas, contrariando todas as expectativas, ela nos mostra neste livro como conseguiu contornar os problemas e criar um ponto de virada na vida e, principalmente, na carreira.

Por que ler?

Por que não eu? Com a pergunta que dá nome ao livro, somos questionadas a pensar: “por que não podemos chegar ao sucesso?”, “por que não podemos assumir altos cargos executivos” e, simplesmente, “por que não podemos?”.

Com um tom de humor e linguagem leve, Mindy reúne experiências da própria vida e de pessoas próximas, para que toda mulher pare de questionar a sua capacidade e se torne uma pessoa mais confiante e bem-sucedida.

E você, lá leu algum desses livros sobre liderança feminina? Tem outros títulos para acrescentar a essa lista? Compartilhe com a gente e não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Você não vai perder nenhum post do blog e vai aprender ainda mais sobre como se tornar uma “girl boss”!

Shares
Share This